Certamente você conhece alguém que trabalha com vendas e vive no telefone o tempo todo, se não conhece, esse alguém é você.
Mas por que isso acontece e como sair dessa situação? Confira abaixo.
Hoje em dia a necessidade de estar em contato constante com os clientes é uma realidade.
Por isso trocamos redes sociais sempre que podemos com nossos clientes e seguidores, expondo os produtos para eles, e isso é ótimo!
Atualmente é possível negociar com o cliente diretamente pelo Whatsapp ou mesmo Instagram e fechar uma venda. Até então, tudo perfeito.
Um problema difícil de reverter
Mas você já parou para pensar no que aconteceria se você lançasse um produto muito legal e uns 40 clientes entrassem em contato com você via chat para comprar, ao mesmo tempo?
O grande problema de acostumar os clientes com esse “atendimento personalizado” via chat é esse, praticamente impossível dar conta dessa demanda.
O chat do Instagram, Facebook ou Whatsapp não foram feitos para isso e você provavelmente não tem treinamento para lidar com cliente via texto.
Essas ferramentas ajudam muito, mas a finalidade delas não é fazer a venda, o cliente não consegue comprar um produto através dela.
Essa venda depende diretamente da sua capacidade de atender por esse canal, e se você ficar o dia inteiro interagindo com clientes nesses canais, quem vai fazer as outras tarefas da empresa?
Não seria melhor que o cliente pudesse entrar na sua loja virtual, ver os produtos, pesquisar o que quer e comprar sozinho?
Meu ponto é: ter um canal para esclarecer dúvidas é diferente de ter um canal de atendimento.
Por isso trouxemos essas dicas para que você possa trabalhar com mais liberdade.
Tenha uma Loja Virtual
É fundamental que você dê ao cliente a ferramenta para que ele possa clicar no produto, pagar por ele e aguardar a entrega em casa.
Se você não dá ao seu cliente essa oportunidade, você está dificultando a sua venda.
É humanamente impossível dar conta de atendimento via chat para 3 ou 4 clientes ao mesmo tempo.
Além disso, o empreendedor não atende somente ao cliente, ele precisa falar com fornecedores, pagar contas, conferir se está recebendo corretamente, entre muitas outras tarefas.
Se você quiser criar a sua loja virtual como a nossa, simples e funcional, conheça um dos nossos planos aqui ou crie você mesmo a sua loja clicando aqui.
Não confunda a necessidade do cliente com a sua.
Em nossas consultorias escutamos sempre os mesmos argumentos: “ah, mas você não conhece minhas clientes, elas querem ficar de papo o dia todo”.
Sendo sincero, é lógico que existem clientes carentes, que querem uma hora de conversa para comprar um produto.
No entanto, quantos outros clientes não querem somente comprar seus produtos e não estão muito a fim de conversar? Ou pelo menos não estariam se não fosse necessário, já que você não tem uma loja virtual.
Esse argumento geralmente está ligado a uma insegurança do empreendedor, um medo de que se ele não estiver interagindo com os clientes, eles vão esquecer dos seus produtos.
Esse medo está equivocado de diversas formas. Citamos algumas:
- Seu cliente gosta do seu produto, talvez do seu atendimento e quem sabe, de você.
- Existem formas mais eficientes de manter o contato com o cliente, campanhas, marketing, entre outras.
- Essa aproximação tende a ser mais vantajosa para o cliente e não para o empreendedor, ou seja, mais proximidade, mais liberdade para pedir desconto e outras vantagens.
- Se nenhuma empresa grande faz isso mesmo tendo estrutura para fazer, como você espera conseguir?
- Quando você encontra aquele chat de atendimento em uma loja, o cliente está interagindo com um robô, não com uma pessoa, e quando chega ao ponto de uma pessoa atender, todas as frases são seguidas de “Posso ajudar em algo mais?”
Considere trabalhar com um Marketplace
Mais da metade das vendas virtuais ocorrem em Marketplaces, por isso é praticamente obrigatório você trabalhar com algum.
Embora hoje tenham muitas soluções de lojas virtuais bem acessíveis, (inclusive você pode conhecer as nossas aqui), pode ser que em um primeiro momento seja interessante.
Existem alguns pontos a se considerar ao trabalhar com marketplaces, são eles:
- É praticamente uma sociedade onde eles entram com a estrutura e os clientes e você com o produto.
- Como em toda sociedade, eles participam do lucro da venda, então esteja atento às taxas de comissão e frete.
- Não entenda mal o fato de ser praticamente uma sociedade, lembre-se de que eles tem os clientes. No caso do Mercado Livre, algo em torno de 40 milhões de usuários, quase ¼ da população do país.
- A sua necessidade é fornecer ao seu cliente um jeito de clicar e comprar seu produto, e os marketplaces vão te fornecer isso.
- Considere que uma vez no marketplace, seus clientes terão também acesso a outros vendedores oferecendo o mesmo produto que você, por isso cuidado com os preços.
Quer controlar seus produtos e integrar eles diretamente nos marketplaces e loja virtual ao mesmo tempo, controlando um estoque só? Conheça o sistema Bling.
Desligue-se do atendimento aos poucos
Claro que você não vai parar de interagir com os clientes da noite para o dia, aliás, você não vai parar de interagir com eles.
Essa interação tende a ser mais rápida e eficiente uma vez que você vai estar dando a eles a oportunidade de comprar seus produtos com um clique.
Uma vez que você tenha uma loja virtual ou marketplace com o seu produto, envie o link do produto para o seu cliente poder comprar.
Ele pode fazer algumas perguntas específicas sobre o produto, por isso forneça sempre o máximo de informações possíveis na plataforma.
Grade de cor e tamanho, fotos, descrição detalhada e tudo o que puder esclarecer as dúvidas sobre o seu produto é melhor.
Quando o cliente perguntar alguma coisa sobre o seu produto que consta na descrição, você poderá pegar a informação na loja virtual e enviar para ele. Até nessa hora facilita o trabalho.
Além disso, é um tipo de “se manca”, ninguém gosta de receber isso, mas tende a fazer o cliente prestar mais atenção. Lembre que você quer vender e não dar curso.
Loja virtual e Marketplaces também tem atendimento via mensagem
Se mesmo depois de todo o texto você ainda tem receio de dar a seu cliente a liberdade de comprar sozinho, não se preocupe pois você ainda poderá manter um canal de comunicação com seus clientes pela loja virtual ou Marketplace.
Isso mesmo, através da plataforma Loja Integrada, que você poderá conhecer e criar a sua loja agora mesmo. Clicando aqui, você poderá instalar na sua loja aplicativos de chat.
Integrados a serviços como o whatsapp e ao messenger você mantém contato com seus clientes.
Marketplaces também contam com um canal para envio de mensagens entre compradores e vendedores, e vão além, as avaliações vão ajudar seu cliente a ter mais segurança na compra.
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Respostas de 2
Todo atendimento de zap das grandes empresas é feito com robô?
Algumas vezes sim.
O Bot sempre faz o primeiro atendimento.