Mas o que Arroz e Sony Playstation 5 tem a ver? você deve estar se perguntando? O que eles tem em comum são seus preços frente ao consumidor brasileiro atualmente.
Infelizmente não é de hoje que o consumidor brasileiro não aprendeu a lidar com sua relação de consumo, e, por conta disso grandes marcas conseguem emplacar negócios que não seriam tão rentáveis em outros países.
Vale um exercício de memória, você se lembra de quando lançaram o Playstation 4 no Brasil? Correram diversos memes nas redes sociais dizendo que, com o preço cobrado no Brasil era possível ir até Miami, comprar o console lá, voltar e ainda sobraria dinheiro. Realmente muita gente fez isso, seja realmente encarando a indignação, seja pela aventura de fazer um bate / volta, ou pela vantagem de ter milhas aéreas no cartão, o que facilitava ainda mais a aventura.
Fato é que existe uma cultura da necessidade na cabeça do consumidor brasileiro, onde ele entende que não consegue ficar sem determinado produto, e sua aquisição não é mero consumismo, para ele, aquela é uma necessidade legítima. Não é.
Lembro de certa vez estar em um supermercado fazendo compras com minha avó e ouvi uma senhora reclamando do preço de uma carne. Eu caí na besteira de comentar, “Mas a senhora pode simplesmente não comprar.” E ela deu um sorriso sarcástico, como quem diz “Como assim não comprar?”
Fato é que não temos necessidade alguma de carne, assim como não precisamos de Arroz ou do Sony Playstation 5, A carne pode ser trocada por frango ou peixe, o arroz por outro grão qualquer e o Playstation 5, sinceramente é um 4 melhorado, é legal e tudo mais, mas você não tem a necessidade de ter um, pelo menos não hoje, ou amanhã, quem sabe até nem esse ano.
Boa parte das pessoas vai atribuir a alta dos preços ao custo Brasil e em parte não está errado, mas eu disse em parte. Ainda que se aplique a diferença do dólar, impostos e frete, ainda assim existe uma grande divergência de valores quando comparamos esses custos devidamente ajustados com os valores dos mesmos produtos em outros países, então por que pagamos tão caro pelos produtos?
A resposta pode estar na pergunta, porque pagamos tão caro nos produtos, isso mesmo. Se apesar de todos os custos, as empresas ofertam os produtos com valores tão altos e o consumidor está aceitando pagar, por que diminuir o valor? O comportamento do consumidor não tem influência sobre os preços dos produtos?
A concorrência (ou a falta dela) também tem influencia sobre os preços dos produtos, no caso a Microsoft já anunciou o seu novo console, informando que vai ofertar uma versão dele custando 40% a menos aproximadamente, e a Sony rebateu dizendo que os consumidores que tem jogos do Playstation 4 vão poder baixar os mesmos jogos sem custo no Playstation 5 (Já é alguma coisa né…)
Mas e você, pequeno empresário que está em busca de um mercado cada vez mais difícil, consegue contabilizar seus custos operacionais, fixos e faz uma boa gestão de preços no seu negócio? Já consegue olhar um relatório no final do mês e sabe exatamente quanto precisa vender para “empatar o jogo” e o quanto precisa para realmente ganhar dinheiro?
Caso não, dê uma olhada nas nossas soluções em sistemas e assessoria para alavancar as suas vendas.