As novidades do Mercado Shops estão tornando a plataforma muito atraente e vale a pena acompanhar.
Por isso, conheça as novidades da plataforma, com certeza elas podem surpreender.
O E-commerce no Brasil vem crescendo rapidamente e o Mercado Livre segue como líder no país, por outro lado, a plataforma não deve dar descanso para seus concorrentes.
O Mercado Livre oferece inúmeras soluções para você vender pela plataforma, no entanto, o Mercado Shops, loja virtual integrada ao marketplace, nunca pareceu muito atrativa, pelo menos até agora.
O que é o Mercado Shops?
O Mercado Shops é uma plataforma de Loja Virtual fornecida pelo Mercado Livre para quem já vende pelo marketplace.
Lembrando que uma Loja Virtual é diferente de um Marketplace. Temos um artigo aqui no Blog onde explicamos a diferença, veja aqui.
Uma vez que você tenha uma conta no Mercado Livre você pode utilizar a ferramenta, sem nenhum custo inicial, no entanto é preciso observar algumas coisas.
O Mercado Shops tem pontos fortes e fracos, por isso, e para facilitar a sua tomada de decisão, fizemos uma lista de prós e contras dessa ferramenta:
Prós:
- Integração de todos os seus anúncios já publicados no Mercado Livre na sua loja virtua, ou seja, praticidadel;
- Sua loja contará com TODO o processo de pagamento e logística do Mercado Livre, ou seja, Mercado Pago e Mercado Envios;
- As vendas no seu Mercado Shop contam para a sua reputação,ou seja, maior possibilidade de crescer dentro da plataforma;
- Custos reduzidos de comissão e ADS (Propaganda dos anúncios) dentro do Mercado Livre;
- Facilidade de uso (Esse ponto merece ressalvas, vamos falar mais para frente);
- Integração com as ferramentas de compras do Facebook, Instagram e Google (Novidade);
- Recursos de acompanhamento como Pixel do Facebook e Google Analytics (Novidade);
- Possibilidade de baixar a base de dados dos clientes para fazer campanhas de marketing (Novidade);
- Exibição da sua marca em todo o processo de compra (Novidade);
- Criação de campanhas e cupons de desconto dentro da plataforma (Novidade).
Contras:
- Limitação de ajustes no Layout da loja virtual (Aqui a facilidade de uso mostra o seu preço).
A lista de “Contras” estava maior, porém todos os itens da lista de “Prós” que estão indicados com (Novidade) estavam na lista de contras até a edição deste post.
Como saber se o Mercado Shops é para mim?
Se você já vende somente pelo Mercado Livre, está acostumado com os custos da venda e a parte logística, dessa forma vale a pena ter o Mercado shops.
Pense que as vendas pelo Mercado Shops são mais baratas para você lojista, confira as taxas:
- 90% de desconto no Mercado ADS;
- Premium a partir de 7,99% e Clássico Grátis;
- Tráfego ilimitado na loja virtual;
- Sem custo fixo para manter a loja virtual;
- Frete com até 50% de desconto no Mercado Envios; (para produtos abaixo de R$ 79,00) ESSA PARTE ENTRE PARÊNTESES TB TEM QUE ESTAR DENTRO DA PONTUAÇÃO.
O Mercado Shops tem integrações?
Sim, A ferramenta é simples, consiste em apresentar ao usuário uma loja virtual com a estrutura do Mercado Livre, somente com seus anúncios.
Dessa forma, o cliente tem uma tela familiar para efetuar a compra, navegar pelos produtos e fazer o pagamento.
O Mercado Shops é ligado à sua conta do Mercado Livre, dessa forma as integrações que você tem na sua conta do Mercado Livre funcionam automaticamente.
Aqui em nossa gestão de loja virtual, utilizando o sistema Bling, não foi necessário fazer nenhum ajuste para que o Mercado Shops funcionasse.
Você pode conhecer a nossa loja virtual (e fazer umas compras) clicando aqui. E sim, já migramos nossa loja virtual para o Mercado Shops.
Se você estiver precisando de ajuda com a implantação do Bling no seu E-commerce, conheça nossos pacotes de treinamentos aqui.
O Mercado Shops é melhor que outras plataformas de Loja Virtual?
Imagino que essa seja a pergunta que está se fazendo nesse momento, e a resposta é depende. Porém, aqui não gostamos de ficar em cima do muro, por isso a resposta de maneira geral é sim.
Por quê sim? Porque o público alvo são lojistas que já vendem pelo Mercado Livre, e dessa forma a plataforma oferece uma loja virtual própria que pode ser criada com alguns cliques e sem muito conhecimento técnico.
Mesmo que você ainda não utilize o Mercado Livre, as vantagens como custos reduzidos, facilidade de uso e a possibilidade de contar com uma plataforma segura devem ser considerados.
No site do Mercado Shops, você pode encontrar uma tabela comparativa com algumas plataformas de e-commerce nas quais o Mercado Shops poderia ser comparado, veja Aqui.
Quando o Mercado Shops não atende?
Apesar de ser uma excelente ferramenta inicial, mesmo com todas as novidades, o Mercado Shops não atende a todas as situações.
Caso sua loja virtual já esteja estabilizada, com muitas vendas diárias, em uma plataforma que seus clientes já conhecem a identidade visual, não aconselhamos a migração.
Existem outros pontos que devem ser levados em consideração para uma mudança de plataforma, como tarifas de cartão, tarifas e condições de frete, público alvo, por exemplo.
Por isso, caso a sua loja virtual esteja estabilizada e vendendo bem, com uma carteira de clientes fiéis, pense que em time que está ganhando não se mexe.
Ficou com alguma dúvida? Então comente aqui embaixo, teremos o maior prazer em esclarecer.
Gostou do conteúdo? Então siga a ANN Consultoria nas redes sociais.