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ANN Consultoria

Criamos uma Loja Virtual

Criamos uma Loja Virtual, acompanhe a nossa trajetória

Criamos uma loja virtual de verdade, um caso real utilizando todas as ferramentas que oferecemos aos nossos clientes. Vamos contar nessa série de posts como está sendo a experiência.

Decidimos iniciar esse projeto por motivos óbvios, as vendas virtuais estão crescendo muito e também para termos um caso real além dos clientes que atendemos.

Dessa forma, podemos mostrar para os nossos clientes como é utilizar as nossas soluções com a visão de quem está por dentro de uma empresa de verdade, comprando e vendendo produtos e utilizando as ferramentas que oferecemos como solução.

Como iniciar uma loja virtual?

As definições básicas que precisamos ter em mente quando começamos uma loja virtual é a mesma que qualquer outro negócio:

  • Nicho de mercado
  • Público alvo
  • Fornecedores (caso você não produza seu produto)
  • Concorrência

Com essas e mais algumas outras informações na mão, podemos traçar o nosso plano de negócio.

Obs.: Essa é uma versão muito resumida, porque o ponto aqui é falar sobre a loja virtual, por isso não vamos entrar muito nesse assunto.

O que nós definimos foi:

  • Nicho de mercado: Utilidades para casa. Por quê: O momento atual parece oportuno, muitas pessoas estão em casa e descobrindo a internet. Essas pessoas podem se interessar por produtos para casa que não conheciam.
  • Público alvo: Adultos residentes de apartamentos, visto que nossos produtos são focados em otimização de espaço e produtos que tem mais de uma função.
  • Fornecedores: Esse pode ser considerado um ponto fraco, é relativamente fácil encontrar produtos para casa, mas não exatamente os produtos que nós estamos focados. Então mesmo em fornecedores tradicionais é preciso um trabalho de garimpo para encontrar produtos que nós atendem. De fato encontramos alguns, mas já sabemos que é uma busca constante.
  • Concorrência: A própria internet é a nossa maior concorrente, e essa disputa tende a ser desleal. Já encontramos pessoas vendendo produtos abaixo do nosso preço de custo, e isso vai acontecer com frequência. Não podemos desanimar por causa disso, precisamos pensar em diferenciais e atendimento, além disso, existe público para todos.

Passado esse ponto inicial, precisamos tomar outras decisões sobre a nossa loja.

Qual plataforma de loja virtual devemos usar?

Essa é uma grande decisão a ser tomada, principalmente porque por estarmos do outro lado do palco, conhecemos bem os prós e contras de cada plataforma que o mercado oferece.

Temos a vantagem de não sentir a dificuldade de utilizar cada uma das plataformas disponíveis do mercado e isso ajuda, mas precisamos levar outras coisas em consideração, que são:

  • Praticidade de uso – Não só a facilidade de operar, mas quanto tempo leva-se operando;
  • Custo: Como é um projeto embrionário, embora tenha potencial, não poderia custar muito agora no início, porque no nosso plano, a verba estava programada para ser investida de outra forma, que vamos ver mais para frente.
  • Aceitação do usuário: A plataforma PRECISA ter uma boa aceitação para o usuário mobile. Mais da metade dos acessos em qualquer site é feito pelo smartphone, então a plataforma tinha que dar isso sem a necessidade de muitas configurações.
  • Integração com outras ferramentas: Tudo bem que a maioria das plataformas de lojas virtuais que conhecemos oferecem essas possibilidades, mas precisamos de uma onde essas integrações sejam de fácil acesso.
Crie a sua Loja Virtual agora mesmo.

Nós tínhamos disponíveis as plataformas Woocommerce (WordPress), Loja Integrada, Tray, entre outras, mas optamos pela Loja integrada porque ela atende aos requisitos acima.

Como toda plataforma tem seus pontos fortes e fracos. Os pontos fracos da loja integrada são facilmente contornáveis e podemos fazer isso com o tempo sem impactar em toda a operação.

Você pode criar a sua loja gratuitamente na loja integrada clicando aqui.

Você também pode conhecer nossos projetos de loja virtual integrada clicando aqui.

Decidida a plataforma, agora o ERP

Em uma empresa de vendas, a loja virtual ocupa o lugar que  seria do vendedor, se fizermos uma comparação direta.

Nesse caso, precisamos de um controle de estoque, algo que vai gerenciar os nossos produtos, quantidades, emitir os pedidos, imprimir etiquetas, entre outras tarefas.

Para essa tarefa decidimos utilizar o Bling, um sistema ERP on-line para gestão de micro e pequenas empresas.

O ponto mais forte do Bling sem dúvidas é a sua capacidade de integração entre plataformas de vendas, lojas virtuais e marketplaces, ou seja, era exatamente nisso que estávamos pensando.

Você pode criar a sua conta gratuitamente no Bling clicando aqui.

Você também pode conhecer os nossos planos de treinamento do Bling clicando aqui.

Pensando em usar o melhor recurso do Bling, partimos para o nosso próximo passo.

Marketplaces: entrar ou não entrar?

Caso você não faça ideia do que são Marketplaces e quiser um material sobre isso, comente aqui em baixo ou em nossas redes sociais.

Visto que o nosso projeto busca minimizar os custos e explorar as capacidades do Bling, optamos por trabalhar com marketplaces.

E graças a capacidade de integração do Bling, uma vez configurado, levamos uma semana para fazer a integração de todos os nossos produtos com as seguintes plataformas: B2W (Que contempla Americanas, Shoptime e Submarino), Mercado Livre, Magalu e Shopee.

Cada dia da semana fazendo uma configuração e, dessa forma, exportando todo o cadastro de produtos.

No próximo post vamos falar mais sobre cada uma dessas plataformas.

Uma observação importante, optamos por trabalhar com a Amazon também, no entanto a integração é tão burocrática e trabalhosa que acabamos desistindo por hora.

Também optamos por trabalhar com a Via Varejo (Casas Bahia e Ponto Frio) que passaram o mês todo anunciando 0% de comissão, no entanto, nunca recebemos o e-mail de confirmação do cadastro e não conseguimos acessar a plataforma deles.

Pesquisando nos próprios anúncios que eles fazem nas redes sociais, perdemos a conta de quantos usuários vimos reclamando do mesmo problema. Enfim, virou o mês e não conseguimos sequer acessar a plataforma.

Ferramentas utilizadas para a Loja Virtual

Para esse projeto, nós estamos utilizando pura e exclusivamente sistemas Open Source em nossos 2 micros, que são dois Dell, sendo um desktop e um notebook com as mesmas configurações.

Apesar de termos as licenças do windows 10, optamos por trabalhar com sistemas Linux (Ubuntu, no caso) pelo alto desempenho, baixo risco de vírus e facilidade de uso.

Esse é um ponto importante de se observar, caso você queira começar do zero completamente, existem soluções que poderiam fazer funcionar até mesmo os micros mais modestos.

Então se você tem aquele micro de 2010 parado no canto do quarto, talvez uma limpeza e um sistema Linux seja só o que você precisa para ter a sua loja virtual.

Vale uma observação: só utilizamos 2 computadores porque em alguns momentos temos que trabalhar e tomar conta da cria, então não dá pra mover o escritório para a sala, porém tudo poderia ser feito com um único micro.

Além dos computadores, estamos usando o Bling, o Loja Integrada e o Canva. Seguem os custos:

  • Micros: 0800 (Sem custos de licenças, antivírus, etc.)
  • Bling: Plano de R$50,00/mês
  • Loja Integrada: Plano de R$ 50,00/mês
  • Canva: Licença de R$35,00 (Para fazer as artes da loja virtual e também das redes sociais, no entanto elas poderiam ser feitas com o Gimp(Alternativa ao Photoshop) e/ ou Inkscape(Alternativa ao Corel Draw) que são gratuitas.
  • Registro de Domínio R$40,00 /ano.

Ou seja, tivemos um custo inicial com a nossa estrutura de R$175,00 no primeiro mês que vai ficar em R$135,00 nos próximos 11 meses. Nada mau, né?

Conheça o nosso projeto

A nossa loja está pronta, você pode conhecer a Valex Utilidades clicando aqui.

Nos próximos posts vamos abordar outros aspectos do nosso projeto, mas queremos saber: qual você gostaria de ver aqui primeiro? Conta aí embaixo nos comentários, mas não esqueça de seguir a gente nas redes sociais.

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