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Vale a pena vender pela Shopee?

Vale a pena vender pela Shopee?

A Shopee é o Marketplace mais novo do mercado brasileiro e está crescendo a cada dia, mas vale a pena vender pela Shopee?

Continuando a nossa jornada com a Valex Utilidades, nossa loja virtual modelo (de verdade) que você pode conferir aqui, dessa vez vamos contar nossa experiência de integração dos nossos produtos com a Shopee.

Com uma proposta atraente para os lojistas, a Shopee conta com um marketing muito forte, o que está fazendo outros grandes marketplaces se mexerem para reagir. 

Mas como é trabalhar com essa integração?

Confesso que no primeiro momento não me agradou muito tentar trabalhar com a Shopee, a cor laranja, marca registrada do Marketplace, é desconfortável aos olhos.

Não só por isso, mas também alguns preços praticados na plataforma desmotivam a concorrência.

Antes de continuarmos, você pode conferir os outros posts da nossa trajetória contando quando iniciamos a nossa loja virtual, e a nossa experiência com marketplaces, Amazon e Via Varejo, Mercado Livre, Magalu e B2W (Americana, Submarino e Shoptime)

Não seja vencido pelo preconceito, a Shopee pode te surpreender

Para adiantar o título, sim, vale muito a pena vender pela Shopee e vamos contar tudo aqui.

Deixando o preconceito inicial, iniciamos o processo de integração criando a conta de vendedor dentro da plataforma.

Depois disso, o passo a passo informado pelo Bling já foi nos guiando para fazer a integração dos produtos sem maiores problemas.

A Shopee conta com uma classificação de categorias similar ao Mercado Livre, só que em menor escala (bem menor). 

Dessa forma a associação das categorias do Marketplace com a nossa base foi tranquila.

A característica que mais chamou atenção no início foi o modo como o cadastro é feito, atrelado a um número de telefone, onde para qualquer ação é solicitado a confirmação em duas etapas.

Diferente e chato, no entanto segurança nunca é demais.

O cadastro da empresa é simples e rápido, pelo menos os dados iniciais, porque daí pra frente, se prepare.

Surpresas positivas que a Shopee traz

As outras plataformas de marketplaces tem toda razão de se mexer para não deixar a Shopee crescer tão rápido e olhando a plataforma do lojista a gente entende isso bem rápido.

A interface do lojista é de longe, mas longe, mas muito longe, muito melhor do que as outras que nós testamos (B2W, Mercado Livre e Magalu).

Aliás, a comparação nem parece justa.

Me arrisco a dizer que o que a plataforma se propõe a fazer, ela faz até melhor do que o Google Analytics, para se ter uma ideia do nível.

A integração dos produtos foi tranquila de fazer. Em minutos todos os produtos estavam na plataforma, prontos para venda.

A integração mais funcional até agora.

Iniciamos a criação da conta na Shoppe às 14:00 e às 16:00 a versão da loja para Desktop e Smartphone estava configurada com todos os produtos disponíveis integrados ao Bling.

Caso você queira vender na Shopee com seus produtos integrados ao Bling, conheça nossos planos aqui.

Vamos tentar listar aqui os pontos mais fortes que percebemos:

  • Cadastro simples e rápido da empresa na plataforma.
  • A plataforma permite que tenhamos uma loja dentro do Marketplace e podermos configurar a exibição para desktop e smartphone separadamente.
  • Ferramentas de análise de desempenho simples e rápidas, tudo aos olhos do lojista.
  • Chat com os usuários, literalmente um Chat, não é um sistema de envio de mensagens, Chat em tempo real.
  • Sistema de avaliação e relacionamento com usuário diferenciado dos outros marketplaces.
  • Sistema de campanhas diferenciado, que permite campanhas individuais.
  • 5% de comissão, é de longe a melhor plataforma para trabalhar.
  • A plataforma também conta com ferramentas de Marketing ADS.

Alguns desses recursos tornam a utilização da plataforma muito diferenciada para o lojista. Enriquecem a experiência.

Pontos a serem observados na Shopee

Como nada é perfeito, temos alguns pontos a serem levados em consideração quando for trabalhar com a Shopee, são eles:

1 – Por enquanto a plataforma só trabalha com correios, então seu produto excede o limite de transporte do correio, você não consegue vender pela plataforma.

2 – A plataforma permite que o usuário selecione boleto como forma de pagamento e dá 7 dias para ele pagar, o que significa que você fica 7 dias com o estoque preso naquela venda. É possível entrar em contato com o usuário via Chat para conversar, mas não me parece recomendado.

3 – Os preços de alguns lojistas beira o absurdo, o que é ruim para a imagem da plataforma e consequentemente para quem está tentando vender por ela. Embora isso pareça ser passageiro, hoje é um problema.

4 – O único modo de confirmação é via telefone, o que é complicado em algumas situações, como ter duas empresas vendendo na plataforma, por exemplo.

5 – Durante a utilização da plataforma, muitas vezes ao clicar em alguma função, ela abre em nova janela, isso prejudica muito a utilização porque se você mudar de janela, acaba sem saber se o que você alterou foi feito ou não.

Avaliação geral da Shopee

A Shopee está começando e isso é perceptível quando navegamos pelas categorias e observamos os produtos ofertados.

Diferente de outras plataformas como o Mercado Livre que você sente que não é possível chegar no final das páginas, na Shopee depois de umas páginas as coisas começam a se repetir e você percebe que viu tudo o que tinha para ver daquela categoria.

No entanto, a proposta de 5% de comissão é atraente, eles pagam 7 dias após o cliente receber o produto.

Porém levam mais 7 dias após a solicitação do saque para o valor estar disponível na conta, isso quando o saque não dá problema.

B2W, Via Varejo e Magalu, por exemplo, o pagamento é por quinzena. Nesse quesito, ponto para o Mercado Livre que paga 2 dias depois.

A plataforma está em constante crescimento e por isso vale a pena entrar agora e manter uma boa reputação.

Se ela continuar crescendo nesse ritmo, certamente estará tão grande quanto as outras.

Dessa forma, ela já sai na frente em diversos aspectos do ponto de vista do lojista, com uma interface mais rica e funcional.

Já tivemos a nossa primeira venda pela Shopee também, o que é bastante interessante para uma plataforma tão jovem.

E com a comissão mais “amigável”, podemos trabalhar com nosso preço de loja, assim os clientes que compram na Shopee tem o mesmo preço da nossa loja.

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