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Vendendo pela B2W Americanas Shoptime e Submarino

Vendendo pela B2W – Americanas, Shoptime e Submarino

Vender pela B2W – Americanas, Shoptime e Submarino está sendo melhor do que imaginávamos, apesar de muitos poréns. Confira abaixo a nossa experiência.

Quando começamos a Valex Utilidades já tínhamos em mente que iríamos trabalhar com alguns marketplaces, dessa forma a B2W sempre esteve na nossa lista.

Não que fosse um sonho, mas pelo tempo de estrada que a empresa tem, por tudo o que agrega e principalmente pelo público alvo da Americanas e também do Shoptime o Marketplace se encaixa em nosso mix de produtos.

Perdi a conta de quantas horas minha esposa larga a TV no Shoptime quando está sozinha em casa, já que ela não gosta do silêncio. Isso já se tornou um hábito e com certeza ela não é a única.

A B2W foi mais do que surpreendente

Certamente você conhece alguém que também faz isso, e visto que o nossos produtos são utilidades para casa, nada faria mais sentido.

No entanto confesso que ligar nossos produtos com a B2W estava mais como um movimento automático do que um objetivo propriamente dito.

Eu realmente não esperava que os primeiros pedidos de Marketplaces viessem da B2W, mesmo que isso fizesse todo o sentido.

E sim, eu disse os primeiros, porque vieram 3 na mesma semana.

Com uma semana de produtos expostos tivemos 3 pedidos, sendo 2 pela Americanas e 1 pelo Submarino, essa surpresa teve um bom motivo que vamos ver a seguir.

A integração com o Bling

Como você já sabe, iniciamos a Valex Utilidades como um projeto de e-commerce real, utilizando o Bling e a Loja Integrada como ferramentas de trabalho.

Você pode conferir o início de tudo em nosso primeiro post aqui.

Integração perfeita entre Bling e B2W

Com a conta Bling configurada e a integração com a Loja Integrada efetivada, partimos para ligar as integrações dos produtos nos marketplaces.

Começamos pelo Mercado Livre, e iniciamos a Magalu e B2W simultaneamente. A integração com a B2W segue o mesmo modelo da Magalu, dessa forma, não é feita diretamente com o Bling.

A B2W utiliza a Skyhub como plataforma de integração, dessa forma as informações do Bling são enviadas para a Skyhub que por sua vez envia as informações para a B2W.

Todo o processo de criação da conta e integração pode ser realizado facilmente pelo próprio site da B2W e a integração através dos manuais do Bling, ou seja, é bem simples.

Caso você queira ligar essa integração e esteja com problemas, conheça os nossos serviços aqui.

Uma vez ligada a integração, a carga inicial de produtos demorou uns 2 dias para estar completa na Skyhub e depois mais uns dois dias e uma acionada do suporte por e-mail para ser finalizada.

Terminada a carga dos produtos, ainda levou mais dois dias para que os mesmos estivessem aparecendo nas plataformas de venda, e mesmo assim não foi simultâneamente.

Processo demorado e penoso, mas que valeu a pena.

Pontos fortes da B2W

Passado a demora na integração dos produtos, o tempo de estrada dos 3 e-commerces mais antigos da internet brasileira (pelo menos da nossa lista) mostrou porque tem tanto tempo funcionando.

A quantidade de campanhas que a B2W faz com os nossos produtos é enorme, e nas primeiras semanas eles subsidiaram 100% do que anunciaram de desconto.

Tudo informado diariamente por e-mail, com a descrição detalhada e tudo mais. Com 2 dias no ar, tivemos nosso primeiro pedido.

Confesso que no início eu achei que o pedido era fake, uma compra da própria plataforma para incentivar o lojista ou coisa do tipo.

Pensei isso porque os dados do cliente estavam completamente distorcidos, o telefone era 99-99999-9999 e o e-mail era 16532265116@e-mail.com.br.

Dois dias depois recebemos outro pedido e os dados do cliente também estavam da mesma forma.

Pesquisando com outros lojistas descobrimos um detalhe não tão legal que já vamos comentar.

O fato de serem 3 plataformas bem antigas na internet gera muita confiança nos clientes que podem aceitar pagar mais caro do que correr um suposto “risco” em outros marketplaces.

A visão que se tem das campanhas é muito clara, certamente essa é uma vantagem.

Pontos da B2W a serem observados

O primeiro “detalhe”, a B2W não fornece os dados do cliente para o Lojista, nenhuma informação de contato do cliente é disponibilizada.

A plataforma entende o cliente como dela, dessa forma, ações de marketing a ser feita com os clientes fora da plataforma fica prejudicada.

Não observamos esse comportamento em nenhum dos outros marketplaces que testamos.

A interface da B2W para o lojista contém de informações que podem ser muito interessantes se funcionarem corretamente, o que não acontece sempre.

Boa interface, mas cheia de bugs

O nosso primeiro pedido “sumia” da tela quando entramos na função de pedidos da plataforma, e aparecia se buscássemos pelo número do pedido, ou seja, ele estava lá, mas o filtro inicial não mostrava.

A sorte é que não estávamos dependendo da plataforma para a gestão, temos o Bling que recebeu todas as informações corretamente.

As informações também aparecem corretas na plataforma da Skyhub, o que nos leva a pensar que podem haver alguns bugs na plataforma da B2W.

Outra mancada é que o menu não aparece completo, é preciso usar a barra de rolagem 

na vertical para conseguir ver todos os itens , se você está em uma página que tem mais espaço vertical, o controle fica um pouco confuso.

Você acaba se pegando rolando pra cima e pra baixo na página tentando fazer o menu andar.

Apesar disso, a impressão de etiquetas dos pedidos funcionou perfeitamente.

A Skyhub aconselha que se use a plataforma deles para fazer ajustes e não a B2W para não comprometer a integração.

Outra surpresa que tivemos foi para configurar os dados da empresa. Aconteceu muitas vezes das informações simplesmente desaparecerem e a gente precisar preencher de novo.

Além da logomarca que não carregava, até que o suporte nos informou para acessar por outro navegador alegando bug no Google Chrome.

Apesar desses bugs, a plataforma é bem rica para o lojista, com informações bem interessantes expostas de maneira clara, o que contrasta com o Mercado Livre, por exemplo.

Meu conselho é que tenha um monitor grande ou uma boa visão para conseguir enxergar todas essas informações importantes. Para o menu aparecer completo, tive que usar o zoom do navegador em 67% em um monitor de 17”.

A comissão pode inviabilizar

A comissão na B2W é na média de 16%, como outros marketplaces, no entanto, eles cobram comissão sobre o valor da venda incluindo o frete, então não é exatamente 16%.

Além disso eles também cobram comissão de pedidos que o cliente devolver ou cancelar, isso é péssimo e tem feito muitos lojistas abandonarem a plataforma.

O pagamento ocorre duas vezes por mês nos dias 01 e 16 subsequentes as vendas.

O trio B2W – Americanas / Submarino / Shoptime deve ser considerado

Apesar dos bugs iniciais e da experiência não tão fluida com a interface do lojista na plataforma, de maneira geral a experiência com a B2W tem sido boa.

Pelo tempo que tem de estrada foi a plataforma que proporcionou ao nosso projeto as primeiras vendas, e é isso que se espera de um marketplace.

Vamos continuar trabalhando com a plataforma para conseguirmos mais vendas e explorarmos mais recursos.

Nosso conselho é: Se você quer começar a vender na internet, apesar da fama de outras plataformas, considere começar por uma que já conta com muito tempo de estrada. A confiança dos clientes na plataforma é um diferencial para quem compra.

Mas não esqueça de pensar muito bem sobre a construção do seu preço de venda, a comissão não é das melhores, cobrar pelo frete e cancelamentos é um absurdo e a condição de pagamento também não ajuda em nada.

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Uma resposta

  1. amigo meu disse que está com eles a b2w. Ele falou que o serviço é muito caro, teu post explica bem os 16% de comissão, só mesmo com uma rede gigante pra viabilizar lucro desse jeito.

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