A Magalu é o próximo Marketplace da nossa série que acompanha a Valex Utilidades, a nossa loja virtual. Acompanhe.
A Magalu é um Marketplace completamente nacional, iniciado pela Magazine Luiza, uma loja de departamentos que cresceu tanto que acabou migrando para marketplace. Hoje ela abriga outras empresas que vendem através da sua plataforma.
Quer saber o que é um Marketplace? Confira o nosso post sobre o esse assunto aqui.
No post anterior contamos como começamos a Valex Utilidades, seu processo de criação e quais as estratégias que estamos usando. Você pode conferir o post aqui.
Sabendo que estamos usando o Bling como ERP (clique aqui e crie a sua conta agora mesmo e ganhe 3 meses grátis) e a Loja Integrada como a nossa plataforma de Loja Virtual, chegou a hora de darmos a nossa impressão da Magalu.
A propósito, crie a sua loja virtual agora mesmo clicando aqui.
Processo de integração da Magalu
O processo de criação de conta na Magalu foi simples, um cadastro por e-mail e já estávamos com acesso a plataforma.
Uma coisa importante a se observar é que a integração com a Magalu não é direta com o Bling, dessa forma, existe uma plataforma intermediária chamada Integracommerce.
Apesar disso, o processo funciona muito bem e não é necessário operar em nenhuma outra plataforma para fazer a integração.
A primeira carga levou alguns dias para ser finalizada,por outro lado, após esse primeiro envio, a comunicação com o Bling funciona muito bem, quase que em tempo real.
Se você quer vender pela Magalu e utilizar o Bling, conheça os nossos planos de treinamento e integração aqui.
Recursos da Magalu
A plataforma da Magalu oferece alguns recursos legais para quem está começando. São eles:
1 – Página exclusiva da loja: Como anunciantes, temos um ambiente dentro da plataforma que lista todos os nossos produtos.
Ainda não é possível customizar essa área, mas deve ser uma questão de tempo.
Você pode visitar a nossa página na Magalu clicando aqui.
Comparando com o Mercado livre, a Magalu leva vantagem nesse sentido.
2 – Eles oferecem uma série de cursos on-line para os lojistas através de uma parceria com a Comschcool, vale a pena por ser gratuito e trazer conteúdo relevante principalmente para quem está começando.
3 – O atendimento do suporte é feito por e-mail, no entanto, é rápido.
4 – A plataforma faz e informa que fez um pedido de teste para verificar todo o funcionamento, isso é bom porque nos dá uma noção se a integração realmente está funcionando.
5 – Podem ser cadastradas outras transportadoras, bom para vendedores de produtos grandes onde o frete relevante.
Pontos a serem observados
A plataforma é nova e está em constante melhorias, então em alguns casos eu tive que entrar em contato com o suporte para informar que alguns itens do menu simplesmente não estavam disponíveis para mim.
O painel de informações (Dashboard) está limitado por enquanto, deverá melhorar com o tempo.
Não há informação dos produtos visualizados pelos usuários, isso é ruim, pois não temos noção do desempenho nos anúncios.
A tarifa das vendas é de 16% fixa, o que não é tão ruim quanto outras plataformas, mas poderia ser mais competitiva, ainda mais se observarmos outros marketplaces maiores e menores em crescimento.
Integração Magalu x Bling
Apesar do tempo inicial de avaliação dos produtos, passadas essas 48h iniciais, a integração funciona muito bem,
Os estoques estão sincronizados, dessa forma, qualquer movimentação que fazemos no Bling o estoque na Magalu é atualizado automaticamente.
Alterações de preços também podem ser feitas diretamente pelo Bling e enviadas para a plataforma da Magalu com alguns cliques.
O pedido de teste foi sincronizado automaticamente, conforme estava configurado para ocorrer e foi cancelado automaticamente conforme foi informado que ocorreria.
É difícil remover um produto da plataforma, em contato com o suporte fomos informados de que não era possível, o que dá pra fazer é desligar a integração e zerar o estoque na Magalu.
Péssima notícia, se sincronizou um produto errado, já era.
Marketing Digital ADS
Assim como outros marketplaces, a Magalu também conta com uma interface de Marketing ADS com a promessa de exibir os produtos para o máximo de usuários.
Além disso, estão constantemente fazendo campanhas nas redes sociais anunciando os nossos produtos, e isso é bom, significa que a plataforma está interessada em vender.
A plataforma também tem suas próprias campanhas onde ela convida os lojistas para participarem.
Até o momento todas as participações que apareceram disponíveis para nós estava com 100% por conta do lojista.
Além disso, esses recursos não ficam muito expostos ao lojista, o que na minha opinião é ruim.
Se eu entro em um Marketplace a primeira coisa que eu quero fazer é vender, dessa forma, e se a plataforma tem recursos que vão me ajudar a vender mais rápido, seria melhor que esses recursos estivessem na tela inicial piscando nos olhos do lojista, certo?
Nossa avaliação da Magalu
De maneira geral a Magalu se saiu melhor do que eu esperava para uma plataforma nova, mesmo sabendo que ela tem o que melhorar.
A integração funcionou bem, temos nosso próprio espaço na plataforma e o atendimento do suporte foi bom, mesmo sendo por e-mail.
Ainda não tivemos nenhum pedido pela Magalu neste mês de atuação no entanto, comparando com a B2W e outros marketplaces, não descartamos a atuação na Magalu.
No entanto, vamos deixar para um segundo momento, talvez dedicar um pouco mais de tempo dentro da plataforma e fazer um trabalho mais profundo.
Assim que tivermos feito isso, faremos outro post sobre o assunto com certeza.
Uma resposta
Gostei do post
obrigado pela explicação