Na última postagem nós demos 5 dicas para quem está inaugurando uma loja física, você pode conferir Aqui, dessa vez daremos 5 Dicas para inaugurar loja virtual. Confira.
Vale observar o seguinte:
- Essas dicas servem para quem está começando uma loja virtual, mesmo que não tenha uma loja física.
- Vamos partir da premissa de que você já tenha um micro funcionando e uma conexão com a internet razoável, não precisa ser uma internet da NASA.
- Pensamos nessas dicas especialmente para o empreendedor que “joga nas 11”, se a sua estrutura é um pouco maior e você gostaria de outras dicas além dessas, comente la em baixo ou em nossas redes sociais.
Feitas as devidas observações, acompanhe abaixo 5 Dicas para inaugurar loja virtual.
Primeira Dica: Tenha um Domínio próprio
Domínio é o “nomedasuaempresa.com.br”, é o direito que você tem de utilizar esse nome de endereço exclusivamente.
Os domínios são bastante disputados principalmente para nomes comuns e/ou muito chamativos.
Por isso se você quer começar uma loja virtual, caso você já tenha um nome em mente, compre o domínio desse nome o quanto antes.
Você poderá comprar o domínio Aqui, ele é propriedade da sua empresa.
Por isso nós, aqui na ANN Consultoria, quando vendemos Site Institucional e Loja Virtual, não vendemos o domínio.
Nós optamos por auxiliar na compra para que você tenha sempre posse dos dados, já que pertencem a sua empresa.
Segunda Dica: Trabalhe com uma plataforma simples
Não adianta ter um sistema de loja virtual digno da Amazon se você não vai ter tempo para operar nele.
A sua plataforma de loja virtual tem que ser simples, rápida e eficiente, já que você não vai ter tempo para ficar perdendo com ela.
Nós indicamos a Loja Integrada, você pode criar a sua conta grátis e começar a usar agora mesmo clicando Aqui.
Alem de um vasto conteúdo em vídeos no youtube, a plataforma conta com várias integrações que podem turbinar a sua loja.
Se precisar de ajuda com a Loja Integrada, nós temos um serviço de suporte ao usuário, saiba mais Aqui.
Terceira Dica: Invista em IMAGENS.
Vale uma grande observação, usei o termo “invista” nesta dica para chamar atenção, mas não me referia a valores, e sim em conhecimento.
Na loja virtual, o cliente não pode tocar os produtos, por isso as imagens são tudo o que eles tem.
E você não pode oferecer seu produto, por melhor que seja, com uma imagem ruim.
Você provavelmente conta com um telefone básico ou intermediário, e para fazer fotos de produtos é mais do que o suficiente.
Aqui vai um segredinho: uma boa foto nada mais é do que uma imagem bem iluminada.
Invista TEMPO em conhecimento sobre como fazer fotos legais de produtos. Aprenda com vídeos, outros blogs, enfim, a internet está LOTADA de material sobre isso.
Gaste UMA HORA do seu dia aprendendo isso, faça testes e você vai notar que é possível sim fazer uma boa foto com o seu telefone.
Obs.: Caso realmente não seja possível, gaste mais uma hora aprendendo um programa básico de edição de imagens, assim você poderá melhorar as fotos que fizer.
Quarta dica: Utilize as redes auxiliares
Hoje as vendas na internet são direcionadas através de duas grandes plataformas: Facebook (Inclui o Instagram) e Google.
Mantenha uma pagina no Facebook e um perfil comercial no Instagram associado à pagina do Facebook.
Crie e configure uma conta no Google Meu Negócio e mantenha os dados atualizados.
Pense nessas redes da seguinte forma: O Facebook permite que você surpreenda o usuário com o seu produto.
Enquanto no Google, o usuário está buscando o seu produto.
Em uma delas você está buscando o usuário e na outra o usuário está buscando você, e você quer estar nas duas situações, certo?
Dica extra para finalizar
Diferente de uma loja física onde os clientes passam na frente da vitrine, uma loja virtual não é assim.
Temos que expor os nossos produtos para os usuários, e essa exposição pode ser feita de diversas formas, mas ela precisa ser feita.
É comum pessoas iniciarem uma loja virtual sem planejamento algum e se decepcionarem depois de alguns meses sem nenhuma venda.
Isso acontece porque a atividade na internet também exige algum planejamento.
Na loja física temos que avaliar o público alvo, média de valores das pessoas, capacidade da loja expor os produtos, localização, horário de funcionamento, entre outras variáveis.
A loja virtual também demanda a sua análise de mercado, de atividade, de produto, público alvo, nicho de mercado, entre outras características.
Mas uma coisa a se levar em consideração é que, no final das contas, observando todas essas variáveis, a loja virtual estará aberta sábados, domingos, feriados.
Sem falar na capacidade ilimitada de atendimento de clientes.
Então, mesmo que tenha tido uma experiência ruim com a loja virtual, talvez seja o caso de rever o que deu errado e corrigir.
E uma coisa é certa, o mercado de e-commerce já superou o varejo tradicional e ele não deve recuar.
Uma resposta
Lembrei de quando morei em Copacabana há uns 15 anos, tinha uma pizzaria que todo mundo gostava e a gente só comia as pizzas de lá por que pedíamos pelo telefone. Um dia resolvi ir lá e descobri que o endereço era só onde se faziam as pizzas para viagem, não tinha salão com mesas e nada do tipo, eu achava que isso era uma loja virtual, hahahahahahahahahahahh