Se você vende pela internet, aqui vão dicas para ficar ligado. Confira abaixo essas 6 dicas para começar no Mercado Livre, e não se esqueça de anotar.
Devido à pandemia, muitos pequenos empresários se viram sem opções para vender por causa do comércio fechado.
Com isso, as vendas virtuais cresceram exponencialmente. Elas já vinham aumentando, porém expandiram ainda mais por conta da necessidade de vender durante a pandemia.
No entanto, esse novo método de venda traz novos desafios, por isso separamos este material para lhe ajudar a entender melhor como funciona o maior Marketplace da atualidade no Brasil.
O Mercado Livre é sem dúvidas um dos maiores marketplaces do mundo e no Brasil ele domina o mercado. Por isso essas dicas se aplicam ao Mercado Livre, porém também podem ser usadas em outros casos.
Crie sua conta corretamente.
O Mercado Livre é um Marketplace sério, e por isso criar a conta corretamente utilizando o seu CNPJ, caso seja empresa, é essencial.
No entanto, é possível começar uma conta nova utilizando o CPF. Porém, entenda que a plataforma vai exigir um cadastro de CNPJ e outras informações como emissão de nota fiscal eletrônica conforme suas vendas aumentarem.
Entenda que a plataforma é corresponsável pelas vendas que ocorrem, por isso, quando as vendas ganham um volume maior, torna-se necessário emitir as notas fiscais para gerar as etiquetas de envio pela própria rede.
Não se preocupe, caso tenha dificuldades para emitir a nota fiscal eletrônica o Mercado Livre conta com emissor próprio, dessa forma você poderá emitir notas fiscais pelo próprio Mercado Livre.
Não tente enganar o Mercado Livre
Um dos erros mais comuns que vemos no dia a dia dos nossos treinamentos são vendedores tentando, de alguma forma, enganar a plataforma do Mercado Livre para levar algum tipo de vantagem.
Seja ofertando produtos piratas, combinando vendas diretamente, não atendendo corretamente ou tentando induzir os usuários a tratar de assuntos por fora da plataforma, esse comportamento pode levar ao banimento da mesma.
Entenda que o Mercado Livre é hoje um dos maiores marketplaces do mundo. Sofrer um banimento significa não poder vender na maior plataforma de ecommerce do Brasil e, acredite, isso acontece com frequência.
Imagine um fluxo de vendas diárias acima de R$1.000,00 e você tendo sua conta suspensa e todos os seus anúncios bloqueados. Tentar enganar a plataforma para levar algum tipo de vantagem realmente vale o risco?
Atenção aos custos da venda
Vender em marketplace é sem dúvida muito interessante para quem quer alcançar volume de vendas, no entanto é preciso entender todos os custos envolvidos nessa venda.
Todas as vendas que ocorrem no marketplace tem seus custos envolvidos sejam frete, comissão, ou outros custos.
Além disso, é preciso observar também os custos operacionais, sejam eles embalagem, transporte para envio, e o custo das mercadorias.
É comum, ao iniciar uma conta no Mercado Livre e começar suas vendas, não observar os custos da operação e, com isso, gerar uma venda sem lucro ou até mesmo com prejuízo.
No entanto, às vezes essa venda a lucro zero ou até mesmo negativa faz parte da estratégia de venda, como veremos na dica a seguir.
Cuide da sua reputação na plataforma
A reputação do vendedor dentro dos marketplaces é mais importante do que a venda em si, portanto mantenha-se atento às regras de operação e boas práticas.
No Mercado Livre ou em outros marketplaces, a reputação do vendedor é fator decisivo na hora da compra.
No Mercado Livre, um termômetro em cores é exibido ao usuário no momento em que ele está visualizando o seu produto.
O termômetro Verde significa boa reputação, enquanto a cor Vermelha significa um mau comportamento dentro da plataforma.
Esse mau comportamento pode ser desde atraso no envio dos pedidos, cancelamento de venda pelo vendedor, seja por falta de estoque ou outro motivo, ou mesmo por abertura de disputa com usuários dentro da plataforma.
Por isso, cuide da reputação dentro da plataforma e mantenha o seu termômetro na cor verde.
Evite disputas desnecessárias no Mercado Livre
Se você trabalha com vendas, sabe que existem clientes que criam caso desnecessário por qualquer coisa, inclusive por nada.
No entanto, quando se fala de Mercado Livre, evitar bater boca com o cliente é a melhor alternativa para resolver qualquer disputa.
Por isso, recomendamos que, caso encontre um comprador que você perceba que está criando caso desnecessário, dê razão ao cliente. E, se for o caso, dê o produto, ou trate sempre pelo chat da plataforma e seja o mais cordial possível.
Evitar uma disputa no Mercado Livre vai te poupar de ter a sua reputação abalada dentro da plataforma.
E caso você tenha razão e esteja certo disso, manter todas as tratativas com o cliente dentro do chat da plataforma vai garantir que, em caso de disputa mediada pelo Mercado Livre, você tenha provas de que fez o possível para atender as expectativas do cliente.
O Mercado Livre é uma excelente plataforma de venda, no entanto a preferência da razão é do usuário.
Isso não quer dizer que usuário tem razão 100% dos casos.
Nós mesmos aqui já ganhamos disputas com usuários mal intencionados, no entanto preferimos entender que evitamos as perdas e prejuízos dentro da plataforma.
Infelizmente isso acontece no e-commerce também.
Dica extra do Mercado Livre
Essa dica extra vai fazer valer a sua leitura e você poderá nos agradecer comentando abaixo no nosso post e também nos acompanhando nas redes sociais, lá vai!
Existe uma ferramenta de análise específica para o Mercado Livre, e com ela você poderá obter informações como todas as vendas da plataforma de um determinado segmento? Interessante, né?
O Mercado Radar é uma plataforma de análise e gestão de Contas do Mercado Livre e com ele, além do mencionado acima, você obtém informações essenciais do seu negócio.
É possível apurar vendas de garrafas térmicas no último mês ou ano, dessa forma você avalia se compensa vender isso no Mercado Livre.
Além disso, é interessante saber o quanto o Mercado Livre movimenta em vendas e também o quanto os vendedores faturam dentro da plataforma.
Dizemos que o Mercado Livre vende de tudo, e a melhor ferramenta para comprovar isso, é o Mercado Radar.
Se você trabalha com roupas infantis, por exemplo, é possível saber:
- Quanto o mercado de saída de maternidade vendeu no Mercado Livre no último mês;
- Quais os anúncios mais venderam;
- Quem são os vendedores que mais venderam;
- Quais as reputações desses vendedores, entre outras informações.
Caso queira conhecer a plataforma e fazer um teste grátis você pode criar sua conta através do link abaixo.
https://app.mercadoradar.com.br/checkout/?coupon=ANNCONSULTORIA094745
Gostou dessa dica extra? Caso queira saber mais sobre o Mercado Radar comente aqui embaixo que iremos preparar um post exclusivo sobre ela e todas as suas capacidades. De qualquer forma, vale a pena conferir.
Acompanhe nossos conteúdos em nossas redes sociais.