fbpx

ANN Consultoria

Emissão de Nota Fiscal

O que é preciso para fazer a Emissão de Notas Fiscais?

“Preciso fazer a emissão de nota fiscal para ontem, o contador está me cobrando.”

Pode parecer estranho, mas “Preciso fazer a emissão de Nota Fiscal” é uma frase que recebemos com frequência aqui na empresa, no entanto essa é uma tarefa bastante simples.

Existe um mito sobre a emissão de notas fiscais que, acima de tudo , já teve um passado assustador.

Por outro lado, com a informatização da emissão de documentos fiscais, a emissão de nota fiscal se tornou uma tarefa muito simples.

Pilhas de blocos de notas fiscais com 3 vias para cada nota deram lugar a uma pasta no computador com os arquivos XML, por exemplo.

Hoje em dia essa pasta no computador não é mais necessária, ou seja, as notas fiscais podem ser acessadas, emitidas e canceladas até por um Smartphone.

O que é preciso para fazer a Emissão de Notas Fiscais?

Já comentamos sobre isso no post que você pode conferir aqui. no entanto vamos enumerar o que você vai precisar para fazer a emissão das notas.

  • Inscrição Estadual para o caso de emissão de NFE, ou seja, notas fiscais de produtos;
  • Inscrição Municipal para o caso de emissão de NFSE, ou seja, notas fiscais de prestação de serviços, no entanto, nesse post falamos exclusivamente de notas de produtos.
  • Certificado Digital, que é a assinatura digital da empresa. Temos um post esclarecendo sobre esse assunto, que você pode conferir aqui.
  • Um sistema emissor de notas fiscais, no caso recomendamos o SG Master ou o Bling.

Já tem todas essas informações? Então vamos em frente.

Com o sistema ERP instalado, configurado os dados da sua empresa e o certificado digital, como é que juntamos essas informações para emitir as notas fiscais? É simples.

As notas fiscais contém um conjunto de informações que são padrão, não importa o tamanho da empresa ou o tipo de emissão, essas informações sempre terão que constar na nota:

  • Emitente
  • Destinatário
  • Tipo de operação
  • Produtos

Todas essas informações constam em uma operação de venda de qualquer sistema ERP, dessa forma é bem simples para o sistema fazer a emissão das notas.

Recursos especiais que valem a pena você conhecer.

Cada sistema ERP tem seus recursos que os tornam diferenciados dos outros, no entanto, aqui nós recomendamos o uso de dois deles, o Bling e o SG Master.

Sistema ERP Bling

O Bling é um sistema ERP On Line muito interessante para quem trabalha com vendas virtuais, seja via loja virtual ou marketplace.

Seu principal destaque é a grande capacidade de integrações com diversas plataformas de venda.

Uma vez configurada a integração, os pedidos das plataformas de vendas são transformados em notas fiscais automaticamente, uma mão na roda hein.

O SG Master é um ERP Local e tem dois pontos fortes que você deve conhecer.

Sg Master

O primeiro é a sua grande quantidade de modalidade de atendimento ao cliente, sendo elas a pré-venda, orçamento, pedido de venda, ordem de serviço e condicional.

Além disso, todas essas modalidades podem ser importadas pelo módulo de emissão de notas fiscais, dessa forma, não importa como você atenda seu cliente, esse atendimento pode se tornar uma nota fiscal com alguns cliques.

O segundo ponto forte é, acima de tudo, muito importante para qualquer empresa.

O recurso de MD-E verifica na SEFAZ todas as notas emitidas para a sua empresa, dessa forma você pode selecionar qual a nota você precisa.

Daí o sistema importa e dá entrada automaticamente dos dados.

Produtos, fornecedor e estoque no seu sistema, e você não precisa do arquivo XML da nota de compra.

Gostou dessas dicas? Então continue porque tem mais.

Você pode criar a sua conta grátis no Bling e usar o sistema por 30 dias para ver se ele vai atender as suas necessidades clicando aqui.

Se você tem uma loja física, pode querer experimentar o SG Master gratuitamente por 7 dias clicando aqui.

Caso você queria iniciar uma loja virtual, conheça e teste grátis a loja Integrada clicando aqui.

Tem alguma dúvida sobre notas fiscais? Comente aqui embaixo, assim podemos fazer um post esclarecendo essas dúvidas.

Você pode nos acompanhar nas redes sociais para ver todas as novidades.

Uma resposta

  1. Vcs recomendam o uso do bling e do sg, meu estabelecimento tem três notebooks, tem limite de quantos notebook posso instalar os dois erps?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acompanhe os artigos do nosso Blog