Muitas pessoas entram em contato conosco perguntando o que é o certificado digital e por que elas precisam de disso, então vamos esclarecer essa dúvida. Continue lendo.
Sendo objetivo, Certificado digital é um arquivo eletrônico que serve como identidade virtual para uma pessoa física ou jurídica. E por ele pode se fazer transações online com garantia de autenticidade e com toda proteção das informações trocadas, Segundo a Wikipédia.
Sendo assim, Certificado Digital é assinatura digital da sua empresa ou do seu CPF, é um arquivo eletrônico que certifica a parte interessada de que você ou sua empresa é quem dizem ser.
Um exemplo prático disso, no momento da emissão de uma nota fiscal quem autoriza a emissão da nota é o portal da secretaria de fazenda, portanto para autorizar a emissão da nota ela precisa ter certeza de que quem esta fazendo a emissão dessa nota é a sua empresa.
Nessa hora ela faz a validação das informações da sua empresa através de um certificado digital, ou seja, no momento da transação eletrônica é verificado o certificado digital da empresa.
Outros exemplos de utilização do Certificado Digital.
Outros exemplos são a validação de dados pessoais pelos aplicativos da Caixa Econômica Federal como E-Social que inclui o CAGED, SEFIP, salário família, entre outras funções de departamento pessoal e contabilidade.
Hoje em dia a certificação digital é utilizada para quase todos os tipos de transações aonde é necessário verificar a autenticidade de uma parte seja uma pessoa física ou seja uma pessoa jurídica.
Em outras palavras ela certifica ao interlocutor de que você ou sua empresa são de fato você ou sua empresa.
Tendência dos novos tempos.
A tendência do uso do certificado digital é aumentar, uma vez que a maioria das transações feitas entre pessoas físicas e empresas do governo e/ou órgãos de controle estão se tornando cada vez mais eletrônicas.
Um exemplo de país que adotou essa mudança é a Estônia.
Todas as validações e certificações que você precisa do governo para obter são feitas através de meios digitais.
Todo o cadastro das pessoas é simplesmente feito por meios digitais. (Fonte)
Porque um certificado digital é interessante para sua empresa?
É certo afirmar que cada procedimento onde é obrigatório o uso do certificado, um enorme tempo era gasto antigamente, antes da utilização da sua implantação.
Além disso, é obrigatório para emissão de documentos fiscais, cupom fiscal, nota fiscal eletrônica e nota fiscal de serviço, dependendo da prefeitura, entre outras.
Tipos de Certificado Digital:
Os certificados digitais são emitidos nos modelos A1 e A3, vamos passar abaixo as diferenças entre eles:
Modelo A1
O modelo A1 é um arquivo instalado no computador que contém assinatura digital da empresa ou do CPF e não existe mídia física para esse modelo.
É mais versátil e mais fácil de trabalhar, com poucos cliques pode ser instalado e, caso haja necessidade de reinstalação, pode ser feito com alguns cliques.
Além de poder ser copiado facilmente, este modelo também pode ser usado simultaneamente em todos os computadores onde ele esteja instalado.
Apesar de mais versátil o certificado A1 tem valor e tempo de validade menor em relação ao modelo A3.
A validade do certificado A1 geralmente é de 12 meses a partir da assinatura e seu valor costuma ser menor.
Modelo A3
O modelo A3 é utilizado através de uma mídia física, cartão ou token (um tipo de pen drive). Dessa forma é necessário que a mídia esteja conectada ao computador que vai utilizar assinatura digital.
Se for necessário utilizar em outro lugar ou micro, é necessário levar a mídia física até o outro lugar.
Apesar dos problemas que podem ocorrer com a mídia física a validade do certificado A3 é de 3 anos a partir da assinatura.
Dessa forma a relação custo por ano costuma ser mais em conta do que o modelo A1.
Também vale observar que o modelo A3 necessita de instalação tanto do certificado quanto da Mídia (Leitor de cartão ou Token).
Por isso não é aconselhável esse tipo de certificado para emissão de notas fiscais e para usuários leigos pois sua instalação muitas vezes causa problema até para quem entende de T.I.
Outros Complicadores
Fora os problemas citados acima, temos outros, por exemplo:
- Compatibilidade com sistema operacional;
- Impossibilidade de ser utilizado em mais de um computador simultaneamente;
- Possibilidade do certificado digital ser apagado acidentalmente da mídia onde ele foi gravado;
Conheça a nossa solução em ERP para lojas virtuais.
Nós temos uma solução de software em nuvem que permite que você importe o seu Certificado A1 para o sistema.
Assim você pode emitir notas fiscais até mesmo usando o Smartphone, conheça aqui.
Se você possui uma loja física, não perca tempo.
Não deixe de conhecer a nossa solução em ERP para comércio, uma solução completa para atender a diversos segmentos, inclusive serviços e pequenas indústrias, saiba mais aqui.
Espero ter esclarecido um pouco as dúvidas sobre esse assunto, mas se sobrou alguma, não deixe de comentar aqui em baixo ou em nossas redes.