Como cadastrar produtos de modo eficiente para ERP, Loja Virtual e SEO.
O Cadastro de produtos é fundamental para o empreendedor ter uma ideia clara de como andam as suas vendas, seu estoque, preços, reposição entre outras informações.
Mas você sabe como fazer um cadastro de produtos consistente?
Hoje vamos dar algumas dicas, dessa forma auxiliando você a localizar facilmente um produto no seu cadastro e também os seus clientes na identificação dos mesmos.
Construa uma descrição padronizada.
A descrição do produto é o texto principal que descreve o item seja em um ERP, Nota Fiscal ou mesmo uma loja virtual ou marketplace.
Essa descrição, portanto, deve transmitir ao leitor uma noção exata do que se trata aquele produtos, exemplo:
Ex1.: Ipiranga 1540 Semi.
Ex2.: Óleo de Motor Ipiranga 15w40 Semi Sintético.
No exemplo 1, quem escreveu a descrição e provavelmente os outros funcionários da empresa podem entender do que se trata, no então ela não é “amigável” para outras pessoas, principalmente para clientes.
No Exemplo 2, por outro lado, temos uma construção clara e objetiva do que se trata o produto, a descrição está seguindo um padrão lógico.
PRODUTO | MARCA | VARIAÇÃO
ÓLEO DE MOTOR | IPIRANGA | 15W40 SEMI SINTÉTICO
Produto
Descreve o que é o item em si, dessa forma, quando qualquer pessoa pegar o produto em mãos, o que o rótulo diz? Óleo de Motor.
Do que se trata o produto, portanto, é a primeira informação da descrição
Marca
Descreve qual é o fabricante daquele produto, não confundir com o fornecedor, pois pode ou não ser o mesmo.
Marca pode ser um elemento relevante para o cliente na hora da compra em uma loja de Auto Peças, por isso está exposta na descrição do produto.
Variação
Se refere a alguma variação do produto em questão, Óleo de motor tem algumas variações como 10W/30, 15W/40, 20W/50, por exemplo.
Portanto, o item em questão está discriminado, ajudando a qualquer pessoa identifica-lo em um ERP, loja virtual ou marketplace.
Imagina o quanto pode ser desagradável para o seu cliente entrar em seu site e não conseguir encontrar um produto que ele quer comprar, porque o cadastro dos produtos não descreve exatamente o item que ele está buscando.
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Evite abreviações.
Imagina o seguinte, você está em um site buscando um caderno de 12 matérias.
Portanto, você vai no campo de pesquisa e digita CADERNO, a loja mostra a mensagem NENHUM PRODUTO ENCONTRADO.
Daí você vai nas categorias e seleciona CADERNOS.
O site retorna todos os cadernos e você repara as descrições, que estão escritas da seguinte forma:
“CAD.UNI 12MAT. TILIBRA”
O produto em questão seria um “CADERNO UNIVERSITÁRIO 12 MATÉRIAS TILIBRA”.
Os sistemas ERP tinham limitações como a quantidade de caracteres na descrição, mas essas limitações não existem mais.
Além disso, seus produtos podem ser vendidos pela internet, imagina ter que alterar as descrições de todos os produtos na hora de colocar o site no ar?
Portanto, inicie um cadastro de produtos consistente.
Evite variações no padrão das descrições.
Imagina que o funcionário X começou o cadastro dos produtos seguindo o padrão PRODUTO | MARCA | VARIAÇÃO
Por algum motivo o funcionário Y precisou cadastrar produtos no seu sistema e ele começa a seguir o padrão PRODUTO | VARIAÇÃO | MARCA.
O que antes seria ÓLEO DE MOTOR | IPIRANGA | 15W40 SEMI SINTÉTICO passou a ficar como ÓLEO DE MOTOR | 15W40 SEMI SINTÉTICO | IPIRANGA
Essa mudança pode parecer indiferente, no entanto, lembre-se que quem pode estar pesquisando seus produtos é o seu cliente e não seus funcionários.
Além disso, a visualização em relatórios e outras telas do seu sistema ERP pode ficar confusa, gerando problemas de interpretação.
Cuidado com as descrições dos fornecedores.
Hoje em dia temos sistemas integrados que importam as notas fiscais de compra dos fornecedores, dessa forma fazem o cadastro automaticamente dos produtos no sistema ERP.
No entanto, o sistema importa a informação dos produtos como está na nota fiscal, e aquela descrição segue o padrão do seu fornecedor, que pode não ter absolutamente nada a ver com o padrão que você segue na sua empresa.
Observe que o fornecedor descreve os produtos do ponto de vista dele, que vai vender para um revendedor, dessa forma, ele descreve os produtos a seu modo, já que o cliente dele não é o cliente final.
Essa possibilidade aumenta na medida em que o fornecedor não é um grande produtor ou não é uma grande indústria, por exemplo.
Cuide da classificação correta.
Para quem tem um ERP ou mesmo para quem tem uma loja virtual ou vende em marketplace, a classificação correta dos produtos é essencial.
Ninguém consegue encontrar o que procura em um ambiente bagunçado, imagina uma loja de roupas “arrumada” igual ao quarto de um adolecente, você compraria alguma coisa nessa loja? Conseguiria encontrar o que procura ou simplesmente entraria em uma loja mais organizada?
Portanto, tenha em mente que quem vai pesquisar os produtos no seu cadastro é o seu cliente, e a paciência dele é bastante limitada, ainda mais quando se trata de internet.
Pesquisas mostram que o usuário na internet leva segundos para se interessar por um produtos e segundos para desistir do mesmo.
Agora imagina esse usuário em um site pesquisando estojo escolar, e os seus estojos estão cadastrados no Grupo chamado OUTROS e não no grupo chamado MATERIAL ESCOLAR, ele vai encontrar o que procura?
Alguém pode argumentar que “é só ele procurar direito”. Sim, é só ele procurar direito, no entanto, no site do concorrente, ele encontra o que quer rapidinho.
Não faz muito sentido dar trabalho para o cliente que quer comprar, certo?
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Aproveite os benefícios da internet.
Para quem vende pela internet existem vantagens no cadastro dos produtos que podem ser exploradas.
O SEO (Search Engine Optimization, ou Otimização para mecanismos de buscas) são técnicas que utilizam os textos da descrição do produto para tornar aquela página relevante para os sites de buscas como Google, Yahoo, Bing, etc.
Imagina o nosso exemplo do CADERNO UNIVERSITÁRIO 12 MATÉRIAS TILIBRA.
Além da descrição, a loja virtual conta com um campo de texto onde podemos dar mais detalhes do produto, e é nessa hora que o SEO pode ser aplicado.
Em um breve texto descrevendo detalhes dos produtos você pode usar palavras chaves relacionadas ao produto em questão, dessa forma, quando um usuário pesquisar por “Caderno Tilibra” a página contendo o seu produto poderá ser exibida para ele como resultado de pesquisa, mesmo que você não esteja fazendo propaganda paga, como Google ADS.
Escreva corretamente.
Evite termos e palavras erradas na descrição dos seus produtos.
Tome um cuidado especial com produtos que tem seu nome comum em inglês, seguem alguns exemplos.
Body (Roupa infantil)- Bode | lingerie (roupa íntima) – Langerri | Post It (Adesivos de papel) – Pochite
Lembre-se que a descrição do produto será exibida para o seu cliente, e mesmo que possa parecer cômico, certamente não é nada profissional.
Dica extra
Evite sempre que puder usar aspas simples (‘).
Esse caractere é muito utilizado nas linguagens de programação para sinalizar comandos, quando ele aparece no meio de um texto do “lado de fora” da programação, o seu sistema ERP, pode entender que naquele momento vai entrar algum código da programação e isso pode resultar em um erro no seu sistema.
Esse é um assunto técnico, por isso não pretendo me aprofundar, no entanto, deixo essa dica para que não seja confundido com os acentos agudos, crase e aspas duplas.
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