Muito se fala sobre ter uma loja virtual , e com o assunto vem os mitos, e hoje vamos falar e desmenti-los.
Que a realidade atual praticamente obriga que toda loja tenha uma presença virtual, todos sabemos.
Redes sociais são o mínimo que qualquer lojinha de bairro precisa ter, mas se é para ter uma rede social, por que não deixar o cliente comprar pela internet de uma vez?
É aí que começam os mitos, preconceitos que algumas pessoas têm sobre procedimentos que elas nunca tiveram que enfrentar, mas já criam um medo antes de tentar.
Antes de continuar, você pode estar se perguntando porque deveria ter uma loja virtual, nós já temos um post falando sobre isso aqui.
Então se você está pensando em ter uma loja virtual, mas já ouviu histórias aterrorizantes, vamos acabar com esses mitos.
Ter uma loja virtual custa uma fortuna
Esse é um dos mitos sobre loja virtual mais comum.
Na loja física você pode trabalhar com materiais mais em conta, uma decoração criativa e outros recursos que minimizem o investimento.
Ou você também pode fazer um investimento alto na sua loja, com móveis planejados, telas e projetores, iluminação de ponta, e com isso, gastar muito dinheiro.
Na loja virtual é a mesma coisa, existem plataformas caríssimas, custando entre R$15 a R$40 mil reais ou mais, dependendo do que a loja vai fazer.
E existem também plataformas mais voltadas para o “faça você mesmo” que com R$50 reais você consegue colocar sua loja para vender.
Falando nisso, você pode criar a sua loja agora mesmo, clicando aqui.
Com uma loja virtual vou ficar milionário
Outro mito sobre loja virtual muito comum, as pessoas acham que o fato de ter uma loja virtual é sinônimo de vendas, mas não é bem assim.
A loja virtual tem potencial de venda muito maior do que uma loja física, mas isso não quer dizer que essa capacidade será convertida em venda.
Na loja virtual não temos limites de clientes ou horário de funcionamento, no entanto, a concorrência é enorme.
A facilidade do cliente pesquisar preço também pode dificultar a venda.
Então não pense que é só ter uma loja virtual que você vai vender milhares de produtos, a realidade é muito diferente.
Aliás, é comum pessoas iniciarem uma loja virtual e ficarem meses, às vezes anos sem ter uma única venda.
A venda na loja virtual está diretamente ligada a capacidade de trazer o cliente até a loja virtual, aliada a uma boa oferta.
Ou seja, o Marketing é necessário em diversos aspectos, assim como observar o mercado e criar ofertas que sejam atrativas para os clientes.
Preciso ter um estoque exclusivo para a loja virtual
Não é bem assim, mas é claro que, se puder, será ótimo.
Vamos a realidade do lojista, ele já tem uma loja física, acabou de iniciar uma loja virtual, ele vai dobrar a sua compra sem saber se aquelas vendas vão acontecer, isso faz algum sentido? Claro que não.
Se você pretende começar uma loja virtual, não faça uma compra de estoque exclusivo para a loja virtual, essa necessidade vai acontecer conforme as vendas ocorrerem.
Se puder aumentar um pouco a compra da loja física para ter um estoque a mais para a loja virtual já está ótimo.
No início é o que se pode fazer, não dá para apostar as fichas em uma plataforma que ainda não se sustenta.
Com o tempo, as vendas virtuais vão mostrando o quanto é necessário comprar para suprir o estoque e daí pode ser necessário ter uma exclusividade.
O cliente não vai querer pagar o frete
Isso não é verdade, o cliente que compra pela internet sabe que o frete é o valor da comodidade de receber o produto em casa.
Além disso, você pode diluir o valor do frete nos produtos comprados, concedendo descontos ou frete grátis.
Isso é um grande diferencial, e os clientes adoram.
O frete grátis pode ser trabalhado de diversas formas, por valor ou quantidade mínima, por área, ou mesmo com a função retirada na loja.
Aliás, para quem já tem uma loja física, é uma excelente oportunidade dar ao cliente a opção de retirada na loja.
Quando ele for buscar a compra será uma nova oportunidade de venda.
Eu tenho que ter uma pessoa exclusiva para operar a loja virtual
Essa é uma das ideias mais longe da realidade possível, e um dos maiores mitos sobre loja virtual.
Grandes varejistas com altos volumes de vendas necessitam de equipes para dar conta de grandes lojas virtuais.
No entanto, a maioria das lojas virtuais não são tão grandes assim, a comparação seria a mesma de uma loja de bairro com uma grande magazine de shopping.
Uma boa rotina de trabalho atende a uma loja virtual sem problemas.
Dessa forma, as vendas feitas na loja virtual geram pedidos nas plataformas, e o lojista é notificado por e-mail de que ocorreu as vendas.
A própria loja virtual já fornece as informações do pedido de venda, etiqueta de envio, dados do cliente e tudo mais.
O que você vai precisar é de que alguém da equipe dedique minutos do dia para preparar os pedidos da loja virtual para o envio, só isso.
É mito que é necessário um funcionário exclusivo para isso.
Na verdade você vai precisar de alguns minutos de um funcionário que você já tem, ou você mesmo para separar os pedidos.
Aliás, você pode ter um sistema ERP integrando a sua loja física à sua loja virtual e automatizando quase todo esse trabalho, o Bling, crie sua conta agora mesmo e ganhe 90 dias para testar.
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Existe muita fraude com o pagamento eletrônico, eu vou ser roubado
Sim, existe fraude com pagamentos eletrônicos, e sim, ocorrem problemas e prejuízos nesse sentido.
Mas aqui cabem duas reflexões. Em primeiro lugar, você nunca recebeu uma nota falsa na loja física? Em segundo lugar, fraude de cartão pode acontecer pessoalmente também.
Embora esse tipo de problema possa ocorrer, eles são menos comuns do que parece.
E para evitar esse tipo de problema as empresas que operam pagamentos digitais têm investido milhares de reais na segurança das transações.
Além disso, as grandes operadoras de pagamentos tem renome no mercado que já geram confiança nos clientes, como pagseguro, mercado pago, pagar.me, paypal, entre outras.
Em outras palavras, essa é a realidade em que vivemos.
As lojas virtuais não estão livres disso, siga as boas normas de segurança para evitar problemas.
Para a minha loja virtual vender, vou ter que investir milhares de reais em marketing
Não é bem assim, existe um fato que é preciso entender:
O cliente só consegue comprar aquilo que ele vê, e quem não é visto, não é lembrado.
O Marketing Digital é o que traz o meu cliente até a minha loja, ou a minha loja até o meu público alvo, dê preferência às duas coisas.
Agora vale lembrar mais uma vez, a grande vantagem da loja virtual é que esse investimento pode ser feito gradativamente, ou seja, você não precisa começar com uma fortuna.
Aliás, não é recomendado começar com uma fortuna porque o público alvo precisa ser estudado.
Suas campanhas precisam amadurecer, e as ferramentas de marketing não funcionam instantaneamente.
Isso quer dizer que qualquer campanha de marketing leva algum tempo até estar rodando em 100% da sua capacidade de atrair clientes.
Além disso, é possível fazer de outras formas gratuitas e a internet está cheia de recursos como grupos de pessoas do seu bairro, grupos de chats, criação de conteúdo das redes sociais, etc.
Vale lembrar que se você já tem uma loja física, isso significa que você já tem uma carteira de clientes que pode ser utilizada para direcionar as primeiras vendas da sua loja virtual.
Afinal, quem já compra de você se sente confortável para comprar novamente.
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O cliente não vai querer comprar sem experimentar o produto
Mais um dos mitos sobre loja virtual distante da realidade.
Na verdade, ultimamente os clientes tem feito exatamente o contrário, ele vai até a loja física, experimenta o produto e compra na loja virtual o que ele experimentou.
No entanto, é fato que na loja virtual o cliente não pode experimentar o produto que está comprando.
Por isso, o código de defesa do consumidor garante a ele até 7 dias para desistir da compra a partir da data em que ele recebeu o produto.
O CDC entende que o cliente não teve contato com o produto e por isso ele pode se arrepender da compra e ter o dinheiro de volta.
Diferente da loja física, que não existe lei que garanta a troca por gosto, por exemplo. E lá se vai mais um mito.
Para minimizar as trocas, aposte em boas fotos e uma descrição bem detalhada do produto que está vendendo, e se puder, até um vídeo demonstrativo é interessante.
Dessa forma, todas as dúvidas do cliente sobre o produto são resolvidas.
Uma dica sobre fotos: uma boa qualidade fotográfica necessita de iluminação, só isso.
Não é necessário comprar uma câmera fotográfica de última geração para fazer boas fotos, um telefone intermediário já dá conta do recado sem problemas.
E você, acreditava em algum desses mitos sobre loja virtual? comente aqui em baixo.
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