Nesse post vamos falar sobre a relevância do Marketing Digital para Empreendedores, tirando algumas dúvidas e, como sempre, daremos algumas dicas. Confere aí.
Você já ouviu frases como essas:
- “A propaganda é a alma do negócio”
- “Quem não é visto, não é lembrado”
- “O boca a boca é o melhor marketing que existe”
Essas frases fazem todo o sentido para quem está começando um empreendimento, afinal, elas geralmente são as primeiras lições de marketing.
O empreendedor que está começando um negócio precisa tornar seu produto ou serviço conhecido para os clientes, até porque, quanto antes seus produtos e serviços são conhecidos mais rápido suas vendas aumentam.
E o melhor de tudo é que nunca foi tão fácil fazer marketing, ou seja, o marketing digital passou a ser a preferência sobre o tradicional.
Porém o marketing tradicional ainda tem seu espaço.
O Recurso passou a ser uma necessidade.
Sempre ouvimos dos clientes que “Se não fizer a propaganda, a internet não vende nada”, ou seja, para a venda virtual o Marketing Digital é uma despesa fixa.
As vezes o lojista inicia uma loja virtual e fica durante meses, as vezes anos, sem vender nada. Isso ocorre porque as vendas na loja virtual acontecem diferente das lojas físicas, conforme explicamos a seguir.
Enquanto nas lojas físicas há uma vitrine na calçada para encantar quem passar na frente na loja virtual, por outro lado, o cliente não vai encontrar a sua loja “por acaso”, o empreendedor tem que levar a vitrine até o cliente.
Em conclusão, isso quer dizer que para a venda virtual acontecer é necessário fazer algum tipo de marketing digital.
Um mundo de ferramentas e possibilidades.
As possibilidades de fazer Marketing Digital são diversas e isso aumenta as chances de conseguir vender produtos e serviços na internet, uma vez que nunca houvera tantos meios de trabalhar uma marca, produto ou serviço quanto hoje.
Marketplaces, Google ADS e Facebook ADS, estão entre as principais possibilidades.
Um trabalho de Marketing bem elaborado consegue alavancar as vendas em pouco tempo, no entanto, o melhor de tudo é que dá pra fazer muita coisa de graça.
A seguir daremos uma breve explicação do que se trata algumas modalidades de Marketing Digital.
Os tipos de Marketing digital mais comuns:
Marketplaces.
Em 2012 surgiu do Brasil o marketplace, também conhecido como uma espécie de shopping center virtual.
É considerado vantajoso para o consumidor, visto que reúne diversas marcas e lojas em um só lugar e facilita a procura pelo melhor produto e melhor preço.
Os principais Marketplaces hoje são:
Algumas observações sobre o Marketplace:
- As vendas pela internet estão aumentando a cada ano que passa, dessa forma, já representam mais do que as vendas do varejo tradicional;
- É importante considerar que a maior parte das vendas pela internet são feitas por estas plataformas.
Dessa forma, se pretende iniciar suas vendas pela internet, considere começar por uma plataforma de marketplace.
Por outro lado, as condições de venda e custos podem surpreender.
Para comparação, seu funcionamento é como uma espécie de “Shopping virtual” ou seja, seus custos tendem a ser parecidos.
Vale lembrar que, embora não seja um serviço de marketing digital, os marketplaces se encarregam de fazer os anúncios dos seus produtos.
Google ADS.
A plataforma do Google é, sem dúvidas, uma das melhores para se trabalhar o marketing digital, acima de tudo, por sua facilidade de uso e recursos simples, a plataforma pode sempre agregar algum valor ao seu negócio.
Algumas das possibilidades são:
O Google Meu Negócio é um aplicativo do Google em que o empresário pode instalar no Smartphone e colocar os dados da sua empresa na plataforma de buscas. Dessa forma permite que os clientes avaliem o atendimento, mostra mapa, horário de atendimento, entre outros recursos. Indicado principalmente para lojas físicas.
Outra possibilidade é usar as Campanhas do Google ADS, a plataforma de anúncios do Google. Em conclusão, essa é uma das maiores plataformas de anúncios da atualidade. Apenas com alguns cliques, mesmo um usuário leigo, consegue fazer um anúncio.
Além disso, a plataforma conta também com recursos avançados voltados para profissionais de marketing e um suporte via telefone excelente.
Facebook ADS.
A maior rede social da atualidade também conta com serviços de marketing digital.
A plataforma oferece para os usuários que desejam fazer anúncios um método simples que permite fazer propagandas com poucos cliques. Além disso, a própria plataforma oferece esses recursos aos usuários.
Na mesma linha, o Facebook conta com o Facebook For Business, uma plataforma voltada para profissionais de Marketing com recursos avançados de propaganda, segmentação, análises e outras ferramentas avançadas.
A plataforma conta também com a rede do Instagram, que pertence ao Facebook, por isso os anúncios são compartilhados entre elas.
E mais importante, vale destacar a grande capacidade de segmentação que o Facebook possui, muitas vezes elogiada pelos profissionais de marketing.
E agora, aquelas dicas que prometemos:
Considere os custos dos Marketplaces.
Muitas pessoas acham injusto o valor cobrado pelos marketplaces quando conseguem fazer uma venda e veem que o valor recebido foi descontado.
Por isso verifique as taxas sobre a venda, taxa de entrega e possibilidades de anúncio dentro do próprio marketplace antes de publicar um anúncio.
Diante dos custos dos marketplaces, pode ser interessante investir em uma loja virtual própria, por isso você pode criar uma agora gratuitamente aqui.
Coloque sua empresa no Google.
Baixe, instale e configure sua empresa no app Google Meu Negócio.
Dessa forma você poderá informar a localização da sua empresa, horário de funcionamento, telefone de contato entre outras informações.
Essa é com certeza uma boa prática, na pior das hipóteses, não vai fazer mau, e só para constar, é grátis.
Crie uma Página no Facebook.
É fato que todas as pessoas passam uma parte do dia nas redes sociais, certamente seu cliente também.
Importante lembrar que uma Página no Facebook é diferente de um perfil pessoal.
Na página profissional é possível informar dados como horário de funcionamento, telefone de contato, além de chat direto para falar com os clientes, entre outras informações.
No perfil pessoal, por outro lado, essas informações não são exibidas.
E vale lembrar, é de graça!
Crie um conta profissional no Instagram.
Cada tipo de negócio tem um perfil de público, e o Instagram é muito popular entre os jovens. Por isso, se seu produto ou serviço atende a esse público, é importante você estar nessa rede também.
O Instagram é uma rede voltada para imagens, vídeos curtos e mensagens rápidas. Desse modo, é ideal para quem pode fazer muitas postagens por dia.
Eu já disse que é grátis?
Considere também o Pinterest.
A rede social que mais vem crescendo nos últimos meses tem uma pegada parecida com o Instagram, no entanto, ela permite que os usuários “peguem” as imagens que são postadas.
É muito comum as pessoas buscarem ideias no Pinterest para postar no Instagram, além disso, é uma rede muito usada para negócios do tipo: “Faça você mesmo.”
A última e mais importante das dicas:
Se você tem um negócio, mesmo que pequeno e quer começar a vender seus produtos ou serviços na internet, conheça nossos planos de:
- Loja Virtual
- Site institucional
- Sistema ERP Bling
- Sistema SG Master para loja física.
E conheça também nossos serviços de Marketing Digital para Negócios e comece agora mesmo a fazer seus anúncios na internet.
Você está pensando em começar uma loja virtual? Leia nosso post com 5 dicas para começar sua loja virtual.
Uma resposta
Gente eu dou a mesma recomendação aqui do site, coloquem sua empresa no google meu negócios. Comigo ajudou bastante.