Etiquetar ou não os produtos é uma dúvida comum dos empreendedores, como imprimir e quais as informações devem constar nelas. Por isso vamos esclarecer algumas dúvidas sobre esse assunto agora.
Em primeiro lugar é preciso esclarecer que, quando nos referimos a etiquetas, cada pessoa entende uma coisa diferente.
A etiqueta pode ser um Tag informativo de vestuário, daqueles que contém código de barras e outras informações. E é nesse tipo de etiqueta que vamos focar esse post, ok?
Entendido do que estamos falando, vem as questões mais comuns.
O Empresário precisa etiquetar os produtos?
Como tudo no Brasil, essa não é uma resposta simples, e sabemos que ninguém gosta de ouvir, mas a verdade é que depende.
Depende do tipo de produto e cada um tem uma necessidade específica, por exemplo:
- Alimentos têm obrigatoriedade de informar a tabela nutricional e ingredientes;
- Brinquedos tem obrigatoriedade de informar idade mínima entre outras informações;
- O Vestuário tem obrigatoriedade de informar instruções de lavagem.
Muitas fiscalizações nas etiquetas dos produtos
As empresas são fiscalizadas por diversos órgãos diferentes, cada um buscando atender a uma lei diferente.
Temos o CDC (código de defesa do consumidor), INMETRO, Vigilância Sanitária, PROCON, entre outros.
Dessa forma acaba, sendo involuntária a etiquetagem dos produtos comercializados por força de alguma lei.
Sendo assim, é natural que o empreendedor procure formas de transformar essa obrigatoriedade em alguma vantagem para o negócio.
Se o empreendedor é obrigado a etiquetar seus produtos, porque não informar também um código de barras que pode ser lido em um leitor?
Dessa forma, agilizando o atendimento do meu cliente?
Esse código de barras será usado para fazer contagem do estoque, por exemplo.
Qual a finalidade das etiquetas dos produtos?
Como citamos acima, a finalidade é atender a alguma lei que obriga o empresário a arcar com esse custo, no entanto, é possível transformar esse custo em investimento.
Identificar os produtos de maneira rápida, com informações como SKU, descrição, tamanho, preço e algumas vezes até parcelamento da compra certamente são meios de fazer isso.
Em nossas consultorias já encontramos empresários utilizando etiquetas com outras finalidades, por exemplo:
- Preço de custo codificado, dessa forma, o vendedor sabe até onde pode dar desconto.
- Cotação do ouro codificada, para ajudar a calcular o valor dos produtos de joalheria.
- Exibição do valor da parcela do produto no lugar do preço de venda.
- Identificação da propriedade de produtos para lojas que vendem produtos comuns mas não exigem o cupom fiscal para troca. Dessa forma garantindo que o produto pertence a loja.
Equipamentos utilizados para a impressão de etiquetas (Modelos de impressoras)
Outra dúvida comum é sobre quais etiquetas usar para identificar os produtos.
Sem o conhecimento, empreendedores iniciantes tentam utilizar etiquetas que não servem para essa finalidade, gerando altos custos e baixo desempenho.
É comum quando se pensa em etiquetas lembrar da Pimaco, fica aqui nosso parabéns a esse fabricante que conseguiu se tornar referência em seu mercado.
No entanto, essas etiquetas não foram pensadas para atender a essa necessidade.
Problemas para descolar as etiquetas dos produtos, deixando vestígios de cola e a perda do restante da folha ao tentar imprimir menos etiquetas do que a folha contém, são alguns dos problemas básicos que podem ser enfrentados.
Para etiquetar produtos nós indicamos impressoras desenvolvidas para isso, como por exemplo a Argox OS 214, um modelo de baixo custo e a DATAMAX Allegro como exemplo de grandes demandas.
Essas impressoras funcionam com transferência térmica e ribbon (um tipo de “filme” preto que transfere a cor preta para a etiqueta)
Algumas vantagens desse tipo de equipamento são:
- As etiquetas vêm em rolos, podem ser manipuladas facilmente, e uma vez um rolo totalmente impresso, ele pode ser usado em uma máquina que automatize o processo de etiquetagem;
- Podem ser impressas poucas etiquetas sem perda de papel, ou com pouco desperdício;
- Integração com sistemas ERP e também com softwares voltados para a impressão de etiquetas, como o Bartender e o Zebra Designer, por exemplo;
- Podem ser utilizados materiais específicos nas etiquetas, como etiquetas dupla face usadas em calçados, etiquetas com picotes que podem ser destacadas parte delas para ser usadas na venda, e materiais resistentes à água e baixas temperaturas.
Utilização de etiquetas em outras áreas
Podemos citar:
- Laboratórios para a identificação de frascos;
- Hospitais para identificação de pessoas;
- Cozinhas para a identificação de prazo de validade de alimentos
As aplicações são infinitas para as etiquetas adesivas, mas vamos nos ater somente ao que se refere a etiquetagem de produtos.
Nós trabalhamos com sistemas ERP onde podemos customizar as etiquetas para fazer com que sejam impressas diversas informações para identificar os produtos, como o Bling e o SG Master que você pode conhecer clicando nos links.
Onde comprar o material para imprimir etiquetas?
Existem empresas especializadas na produção de materiais para a impressão de etiquetas, como a Printmax Tecnologia, por exemplo.
A Printmax Tecnologia produz tanto etiquetas adesivas para o varejo e indústria, como também rótulos personalizados para diversas finalidades.
Desde rótulos para garrafas até protetor para peças íntimas personalizadas, vale a pena conferir o catálogo deles e também entrar em contato para saber como comprar os produtos e até mesmo a produzir um rótulo personalizado para a sua empresa.
Acompanhe as nossas redes sociais para ficar por dentro das novidades.