Mulheres Empreendedoras já tem quase a metade do mercado e continuam crescendo.
Fazendo um levantamento rápido da nossa base de clientes podemos constatar que aproximadamente a metade tem mulheres no comando do empreendimento. O que isso traz para o mercado?
O crescente número de mulheres empreendedoras traz para o mercado uma mudança muito positiva.
Um jeito diferente de negociar, lidar com imprevistos, maior capacidade de atuar em diversas áreas ao mesmo tempo e uma memória invejável fazem parte das qualidades que elas trazem com mais frequência.
Mas não para por aí, as limitações para áreas antes dominadas por homens hoje cedem espaço para as mulheres que tem se mostrado mais eficientes em diversos aspectos. Encarar a pressão com certeza é o ponto onde elas realmente fazem “jus” ao termo “mulher de fibra”.
Elas empreendem fora da caixa.
Seja no desenvolvimento do vestuário (E não se engane, elas não só desenham as roupas, elas tem que lidar com a produção, prazos, compras, entregas, cobrar fornecedores, atender clientes, e MUITOS outros etc.) Acessórios, Desenvolvimento de Software, Engenharia, Arquitetura, Serviços da Saúde.
No mercado da Beleza então nem se fala, nessa área elas nadam de braçada.
Vendas, acho que esse é o que mais nos chama atenção. Sabe aquela figura do vendedor águia, aquele que encanta o cliente e faz a venda a qualquer custo? Agora deu espaço a mulheres com uma infinidade de perfis, desde águias mais vorazes a outras com perfil mais harmônico e encantador mas que traz o mesmo resultado: Fecha a venda.
Elas chegam cheias de Diferencial
Mas o grande diferencial delas não está em somente ocupar espaços que antes eram limitados aos homens, o diferencial é que elas geralmente arcam com outras tarefas igualmente importantes além das tarefas extras.(Filhos, casa, família, entre outras…)
Falando do vestuário, TODAS as empresas que atendemos que tem mulheres no comando, essas mulheres são responsáveis pela compra, processos administrativos e venda, sim, elas tomam conta de todos os processos da empresa.
Nada daquele papo de “essa aí não é a minha área”, com elas não tem essa!
Quando acontece delas terem dificuldade, geralmente na área em que nós, profissionais de T.I, estamos atendendo, elas sempre admitem as limitações e estão sempre se esforçando para conseguir superar essas dificuldades.
Essa determinação nem sempre é encontrada em homens que ocupam a mesma posição, normalmente eles “jogam a toalha” e delegam tarefa a outros.
Velhos problemas ainda fazem parte do menu de dificuldade para elas.
Infelizmente as mulheres ainda enfrentam muitas dificuldades em seus empreendimentos no Brasil, que já não é um lugar muito convidativo ao empreendedor.
Preconceito de prestadores de serviço e fornecedores, piadinhas grosseiras, além de todas aquelas frases que todo empreendedor escuta quando está começando (Você é louca, isso não vai dar certo).
Na prática elas enfrentam praticamente 150% das dificuldades que todo empreendedor enfrenta, o que deveria ser suficiente para qualquer um desistir.
Mas é claro que elas não desistem muito pelo contrario estão crescendo cada vez mais.
E isso traz mudanças para o mercado, mudanças no relacionamento entre as empresas, mudanças nos relacionamentos.
O crescimento exponencial da tecnologia tem ajudado elas também nesse sentido.
Utilizando a tecnologia elas conseguem superar as dificuldades.
O Marketing Digital tem ajudado as empreendedoras a alcançar seus clientes sem ter que sair de casa ou ter que investir em uma loja física.
O que deixa as empreendedoras livres para focar mais na produção de seus produtos.
Tem uma ideia de negócio e quer começar a vender na internet? Nós temos a solução, saiba mais aqui.
Elas se reinventam cada vez mais.
Hoje a Tecnologia permite que a mulher que é profissional e deixou sua área de atuação para cuidar dos filhos possa voltar a atuar mesmo de casa.
Cursos de atualização on line, plataformas de criação de conteúdo e os info produtos estão nunca estiveram tão em alta.
Marketplaces para a venda de produtos ou Info produtos trazem os clientes até você.
Hoje a mulher tem a possibilidade de, com pouco ou nenhum investimento, começar a criar conteúdo para a internet, aumentar seu publico e começar a transformar um hobby em um trabalho, transformar a diversão em lucro.
Isso mesmo, se você pensa que empreendimento é somente comércio ou serviços, melhor pensar de novo, negócios digitais nascem todos os dias, a criação de conteúdo para a internet pode ser feita com qualquer telefone.
O mercado é feito de boas idéias, e isso as Mulheres tem de sobra.
Sabe aquela receita deliciosa? Já penso em fazer uns histories dela? publicar no TikTok? Criar um perfil comercial e publicar outras receitas? aumentar o publico e quem sabe fazer um pequeno investimento em marketing ADS?
O publico aumentou? inicia um canal no Youtube. Comece a buscar parcerias, faça esse canal começar a dar dinheiro, reinvista em algum equipamento para melhorar a produção, acredite, essas coisas custam menos do que parece.
Pronto agora você criou um público enquanto se divertia interagindo com outras pessoas e compartilhou conhecimento., logo logo você tem um publico fiel te seguindo e trocando experiencias.
Trocar experiências para ganhar o público.
Essas experiencias podem se transformar em um Info Produto, um E-book, um curso em vídeo, os vídeos podem chamar a atenção daquela marca de produtos que vai te pagar para usar os produtos dela, e a coisa vai crescendo.
Esse crescimento é da noite pro dia? Não, vai ser fácil? Claro que não porém a possibilidade existe, está aí, todos os dias para todos nós.
Basta acompanhar os exemplos que eu vou listar abaixo:
- A DJ que se divertia imitando a voz do GPS do Google;
- O Maromba que não podia mais treinar por causa da pandemia e começou a transmitir seus jogos para a internet;
- O garoto que gravava vídeos “trolando” a mãe;
Pode parecer um monte de besteira no entanto essas pessoas criaram um público fiel, e hoje essas brincadeiras trazem resultados financeiros interessantes.
Então nesse dia das Mulheres Empreendedoras, se você é mulher e tem uma empresa, não deixe de conhecer as nossas soluções em sistemas para lojas aqui.
Se você tem um negócio de venda de produtos na internet e precisa de um sistema para gerenciar, conheça a nossa solução em sistema integrado aqui.
E não deixe de conferir nosso artigo sobre a Black Friday aqui.
Nos acompanhe nas redes sociais para ver mais novidades e no nosso canal do youtube. Em breve vamos publicar uma serie de vídeos sobre como Iniciar um negócio com 0 de investimento em T.I (ou quase…rs)
Uma resposta
Prefiro estabelecimentos geridos ou criados por mulher, pode ser impressão minha mas sinto que o serviço é mais atencioso.