O mercado nunca teve tantas opções de sistema de gestão empresarial. Abaixo vamos falar um pouco sobre os prós e contras dos Sistemas ERP Local.
Já esclarecemos o que são sistemas ERP aqui, por isso, vamos pular essa parte e iniciar diretamente falando sobre as características dos ERP Local.
Sistemas ERP Local tem como características a instalação com banco de dados em algum computador na sua empresa.
O fato de ter o sistema instalado diretamente em um micro trás uma série de vantagens e desvantagens que vamos analisar abaixo.
Principais vantagens de utilizar um sistema ERP Local.
Como principal vantagem podemos citar a independência da internet, uma vez que o sistema funciona na rede local da empresa.
No entanto, é preciso observar que algumas funções dos ERPs dependem de internet, como emissão de notas fiscais, por exemplo.
Pequenas e médias empresas costumam usar sistemas locais.
Suas estruturas são mais complexas e demandam muitas pessoas trabalhando simultaneamente.
Outro ponto forte é a capacidade para customizações e integrações com sistemas de geração de relatórios, gráficos e BI (Business Inteligence).
Mesmo que a fornecedora do sistema ERP não forneça essas integrações, softwares de escritório como Microsoft Excel, Access e o Power BI podem se conectar ao bancos de dados e customizar a exibição das informações.
Ou seja, sistemas locais têm uma capacidade mais natural de se adaptar às necessidades de uma empresa, por outro lado, isso envolve custos.
Falando em custos, vamos aos pontos fracos.
Começamos a falar de custos, e aqui vem um dos pontos fracos dos sistemas ERP Locais, seu custo de implantação e manutenção.
Muitas vezes eles necessitam de servidores, e esses servidores necessitam de licenças de servidores, que costumam ter custo elevado.
Geralmente são projetados para Windows, que necessitam de computadores licenciados.
Também podemos citar a questão da segurança das informações.
O Windows é mais usados em computadores no mundo, por isso é mais vulnerável a vírus e outros problemas de segurança.
Falando em segurança, uma vez que a empresa tenha uma estrutura de rede, com servidor de dados e todos os micros com o Windows, é preciso cuidar da manutenção dessa estrutura, ou seja, mais custos.
Não é todo o Sistema ERP local que depende do uso de um servidor de dados.
No entanto, se o sistema é desenvolvido para funcionar no Windows, é preciso “eleger” um micro para servir como servidor do banco de dados do sistema ERP.
Dessa forma, esse micro acaba tendo seu desempenho reduzido.
Além disso, as versões de windows de uso pessoal, Home Basic por exemplo, não tem capacidade de conexão de rede simultâneas além de 20 micros.
Portanto, se houver mais de 20 micros precisando acessar o sistema ERP ao mesmo tempo, é preciso repensar a estrutura.
E essa é uma prática não aconselhável por profissionais de TI.
Sobretudo, porque um usuário utilizando o servidor de dados para trabalhar, expõe o micro a problemas causados por usuários, como clicar em um e-mail suspeito, por exemplo.
Você está precisando de um ERP local para a sua empresa que atenda a todo o fluxo de informações? Conheça o SG MASTER, um ERP Local totalmente integrado com funções práticas para agilizar seus processos.
Acompanhe nossos conteúdos nas redes sociais.
Uma resposta
Os micros da minha empresa são todos linux, posso usar esse sgmaster com máquina virtual rodando windows?