Você pode não saber o que são Web Apps, porém certamente já fez ou faz uso de algum. Hoje vamos esclarecer o que são, pra que servem, quais as vantagens de usá-los e no final tem uma super dica para melhorar a sua produtividade. Confere aí.
Web Apps são programas feitos para serem executados e utilizados em um navegador de internet, ao menos essa seria uma definição bem simples.
Como disse no inicio, você provavelmente faz uso de Web Apps no seu dia a dia, seja no trabalho, faculdade, computador ou Smartphone.
Quando você acessa o seu Gmail ou Outlook pelo Google Chrome você esta usando um Web App.
Ou seja, um programa desenvolvido para funcionar através de um navegador de internet.
Existem muitas vantagens em utilizar esse tipo de solução, vamos listar algumas abaixo:
- Você não precisa de um computador específico para usar o programa, como ele funciona via navegador, desde que consiga acessar a internet você tem acesso aos seus dados.
- Trabalhe com qualquer sistema operacional, Windows, Linux ou MacOS ou Android, desde que a internet funcione, você consegue acessar.
- Esqueça as instalações complicadas de software e quando é cobrado uma licença, basta pagar que o serviço fica liberado.
- Dispensa a necessidade de fazer Backups dos dados.
Como nem tudo são flores, aqui vão algumas desvantagens dos Web Apps:
- Você depende da internet para executar as suas tarefas, e no Brasil, infelizmente isso pode ser um problema, ainda.
- Se alguém descobrir a sua senha, você poderá ter problemas e seus dados serem expostos (Apesar de que esse problema se aplica a qualquer situação).
- Como eles usam o navegador de internet para funcionar, o tamanho da tela em uso é reduzido, o que pode incomodar a alguns usuários.
As vantagens que os Web Apps trazem são muitas, então vamos listar alguns exemplos onde sugerimos o uso deles:
Trabalhos de faculdade como monografias ou outros textos, utilizando o Google Docs você pode editar seus textos em qualquer lugar, inclusive usando o smartfone.
E mais, combinando a edição via smartfone com a escrita por voz que o Android tem, você poderá falar o texto enquanto o smartfone escreve pra você.
Inclusive esse post foi escrito assim.
Se é um trabalho em equipe, cada pessoa da equipe poderá adicionar conteúdo ao trabalho de onde estiver, sem a necessidade de instalações de redes complicadas, compartilhamento de arquivos nunca foi tão fácil.
Economia é sempre bem vinda.
Além disso nas vantagens acima citamos que você pode usar os Web Apps em qualquer sistema operacional, seja ele Windows, Linux ou MacOS.
Considere a economia de investimento para uma empresa que adote o Bling como ERP para sua Loja Virtual podendo comprar computadores com Linux.
Computadores com Linux costumam ser entre R$ 100,00 até R$ 500,00 mais baratos do que computadores com Windows.
Essa diferença pesa bastante para quem quer começar um negócio.
As licenças de Web Apps também costumam ser mais baratas do que as equivalentes em sistemas que precisam de instalação local.
Vou citar alguns exemplos de Web Apps conhecidos, com certeza algum deles é familiar para você:
Toda suite de aplicativos do Google, incluindo o Gmail, Google Docs, Google Meet, toda a suite de aplicativos do Office da Microsoft (Sim, as versões web do Office podem ser usadas de GRAÇA).
Outros exemplos: Canva (Edição de Imagens), Loja Integrada (Sistema de gestão de loja Virtual), Bling (Sistema ERP), além da versão web do Photoshop entre muitos outros.
Agora que você já sabe o que são os Web Apps e descobriu que já os usava a tempos mesmo sem saber, aqui vai aquela dica que prometemos.
Para quem usa algum Web App e não quer sofrer distrações da janela do navegador com propagandas ou simplesmente quer aproveitar melhor a tela, o Google Chrome tem um recurso interessante.
Ao acessar o seu Web Apps, nos três pontinhos a direita do navegador, e vá até Mais Ferramentas e depois clique em Criar Atalho.
Na janela que vai abrir, dê um nome ao atalho que você quer criar, ele vai sugerir o nome da Janela, mas você pode alterar.
Não esqueça de marcar a opção “Abrir como Janela” e clique em Criar.
Duas coisas vão acontecer nesse momento:
A janela do Web App vai se destacar do seu navegador, podendo ser manipulada livre e independente das outras.
Na sua Área de Trabalho vai aparecer um ícone referente a esse atalho que você acabou de criar, geralmente personalizado com a logo do Web App que você está usando.
No Android, você pode clicar no icone de três pontinhos e depois em “Adicionar a tela Inicial”.
Dê um nome ao atalho e posicione onde quiser e está pronto.
Com isso você pode se organizar sem a necessidade de ficar com várias abas do navegador abertas ao mesmo tempo e também consegue trabalhar sem distrações.
E aí, você gostou das dicas? Testou? Funcionou? Deixe seu comentário e não esqueça de nos seguir nas redes sociais.
Uma resposta
Qual é a opção mais próxima do chrome que posso usar no Ubuntu?
Comprei um computador com esse sistema e estou com dificuldade com o navegador.